Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

18 anos de conquistas: Academia Randori/UniGuairacá celebra jornada de crescimento

O local hoje é referência na formação de atletas.

Por: Poliana Kovalyk

- 10/04/2024 09h48

A Academia Randori/UniGuairacá vive um momento especial: neste dia 10 de abril, comemora-se 18 anos do início das suas atividades. 

Esse foi o primeiro projeto de extensão oferecido pela então Faculdade Guairacá, através do curso de Educação Física, com o propósito de ensinar a arte marcial, formar pessoas melhores, campeões no tatame e, sobretudo, campeões na vida. 

O Reitor da instituição, Prof. Ms. Juarez Matias Soares, recordou momentos que marcaram a história do centro de lutas. “Começamos as atividades da Academia de Judô na quadra pedagógica, isso quando a instituição ainda era pequena, com 100 alunos. Antes disso, o judô em Guarapuava era praticado por pouquíssimas pessoas que tinham amor ao esporte. Visto a importância, não só da prática do judô, mas, principalmente dos valores que ele ensina, resolvemos investir na modalidade”. 

O professor de judô Fernando Santos está à frente dessa iniciativa desde 2006, enquanto acadêmico de Educação Física da instituição. Ele contou que nesses anos o projeto cresceu e no ano de 2012 tornou-se academia de lutas. “É importante que os judocas acreditem nos seus sonhos. Foi por acreditar nisso que esse projeto se concretizou. Hoje minha família vive desse sonho. Começamos timidamente em uma pequena sala e hoje somos referência na formação de atletas, inclusive em outras modalidades, incluindo Karatê, Jiu Jitsu e Muay Thai”.

Segundo o Sensei Fernando, há muito o que comemorar nesses anos. “São 23 faixa pretas formados, participação no Circuito Mundial e na seletiva olímpica, além de inúmeros campeões estaduais; só agora em 2024 colocamos 15 atletas na seleção estadual. Somos a academia do interior do Paraná que mais classifica atletas, desde categoria sub 13, sub 15, sub 18, sub 21, adulto, ou seja, conseguimos ter qualidade em todos os níveis, e isso é muito gratificante”.

Mas além dos resultados em cima dos tatames, o resultado mais importante é a formação disciplinar dos atletas, que aprendem além do esporte a serem cidadãos. “O judô é uma forma de vida, visamos não apenas a formação de lutadores, mas a consolidação do caráter e a formação de cidadãos capazes de enfrentar desafios e assumir responsabilidades”, afirmou Fernando. Isso também tem servido de grande incentivo na carreira dos judocas, visto que muitos deles hoje vivem da arte marcial. “Encontramos alunos já formados, e eles contam como o judô foi benéfico na fase educativa deles. Encontro judocas na rua e eles fazem a saudação para o Sensei, e isso mostra como o judô está trazendo algo benéfico, algo de formação”.

 

Agradecimento

O Sensei Fernando agradeceu aos grandes apoiadores, UniGuairacá, Trópicos Industrial e Comercial Ltda, Pulsar Propagandas e J. Silvestrin, que há mais de uma década acreditam nesse importante trabalho.
 

teste