Acontece na UniGuairacá
Conquista UniGuairacá: Revista Voos sobe na classificação Qualis/Capes
Essa vitória demonstra a qualidade do trabalho da instituição e dos periódicos de produção científica.
Por: Viviane Moreira
- 20/02/2026 18h33
A Revista Eletrônica Polidisciplinar Voos, da UniGuairacá Centro Universitário, subiu mais uma vez na avaliação realizada pela Coordenação Pessoal de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do seu sistema de qualificação. Desta vez, a revista da instituição subiu no conceito e foi classificada como B2.
A Revista Voos é uma revista científica especializada em publicar artigos acadêmicos de diversas áreas da saúde, tecnologia linguística e ciências humanas. Ela existe desde 2005 e está no 21ª volume (ano) e a cada ano são publicadas duas edições, semestralmente. Segundo o editor-chefe, Prof. Dr. Luiz Augusto da Silva, o principal objetivo é difundir os trabalhos acadêmicos e os projetos de pesquisas através de relatórios, que são os artigos científicos, enviados não somente pelos professores e alunos da UniGuairacá, mas por pesquisadores de todo o país.
Veja também
- UniGuairacá lança a primeira Pós-Graduação em Gestão e Neurociência da Alta Performance da região
- UniGuairacá disponibilizará mais de 500 bolsas de estudo pelo Prouni
- Conquista UniGuairacá: Egressas de Odontologia são aprovadas em programa de Mestrado
- Conquista: Medicina UniGuairacá agora integra Diretório Internacional Oficial de Escolas Médicas
A classificação Qualis é a forma pela qual a Capes atribui valor à qualidade dos periódicos de produção científica. Esse é o principal critério no Brasil que os pesquisadores utilizam para escolher em qual revista publicar suas pesquisas. "A melhora do Qualis/Capes representa uma maior visibilidade para a revista para receber artigos futuros, mas também mostra o quanto ela vem crescendo nos últimos anos. Ela publica com frequência e atualmente foi adicionado o DOI, que é uma identificação digital de cada artigo instituído pela Crossref, um indexador de periódicos muito importante que faz com que a revista fique visível para o mundo inteiro. Além disso, a revista está catalogada em bases de dados como a Latindex e o Google Acadêmico”, compartilha Luiz.
Na UniGuairacá a Pesquisa e Inovação são aliadas e o incentivo científico é muito presente. Por isso, essa elevação na classificação é importante para que a instituição continue sendo reconhecida e a pesquisa científica cresça cada vez mais forte.





