Acontece na UniGuairacá

42. 9 9960-0100 Frequentes na Uniguairacá

Docente da UniGuairacá ministra aula na pós-graduação da Faculdade Sírio-Libanês

A pesquisa apresentada aborda o avanço de nanocápsulas no tratamento de tumores cerebrais agressivos e reúne parcerias internacionais.

Por: Maria Eduarda Melo

- 03/08/2026 15h16

A professora do curso de Farmácia da UniGuairacá, Ariane K. P. Lorenzett, foi convidada para ministrar uma aula na pós-graduação da Faculdade Sírio-Libanês, realizada de forma online no último sábado (25). Com o tema “Álcool Perílico: Da bancada aos ensaios clínicos em gliomas”, a docente apresentou os resultados de sua tese de doutorado e compartilhou os avanços das pesquisas envolvendo o álcool perilílico e a nanotecnologia aplicada ao tratamento do glioblastoma, um dos tipos mais agressivos de câncer cerebral.

A pesquisa apresentada faz parte da tese de doutorado da professora, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas (Unicentro/UEPG) e concluída em abril deste ano. O estudo teve como foco o desenvolvimento de nanocápsulas contendo temozolomida e álcool perilílico, buscando aumentar a eficácia do tratamento do glioblastoma por meio da nanotecnologia.

Parte da pesquisa foi desenvolvida durante um doutorado de seis meses na University of Southern California (USC), em Los Angeles, onde a pesquisadora atuou em parceria com cientistas responsáveis pelo avanço clínico das pesquisas com o álcool perilílico.