Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Podemos utilizar sabonete em barra para lavar o rosto? Por Tatiane Milão e Thais Volski

A higienização da pele é o primeiro passo de um bom skin care.

Por: Poliana Kovalyk

- 10/10/2023 13h16

A resposta é NÃO! Vamos entender o motivo...

A pele é o maior órgão do corpo humano, responsável por manter uma barreira protetora contra agentes externos e também manter funções essenciais, como regulação térmica, funções sensoriais, excreção de toxinas, entre outras. Para desempenhar corretamente suas funções, a pele precisa manter seu pH levemente ácido (4,5 a 5,8) e os sabonetes em barra não são recomendados por possuírem um pH mais alto que o pH natural da pele do rosto.

A produção do sabonete em barra ocorre através da reação de saponificação, onde uma base forte reage com óleo vegetal ou gordura animal (não muito utilizada atualmente) formando um sal de ácido graxo (sal responsável pela limpeza) e glicerina.

Uma das substâncias mais utilizadas na fabricação dos sabonetes em barra é o hidróxido de sódio, uma base forte que apresenta um pH de aproximadamente 12,7 (em solução 0,10 mol/L). Após a reação de saponificação, o sabonete apresentará um pH entre 9,0 – 10,4, ou seja, extremamente alto comparado ao pH cutâneo.

O sabonete alcalino, ou seja, o sabonete em barra, pode destruir a barreira de proteção da pele, diminuindo a sua capacidade de defesa, se tornando alvo da proliferação de bactérias, fungos e vírus patogênicos.

Quando a pele fica desprotegida, ela apresenta sinais de descamação, vermelhidão, ressecamento, podendo desenvolver dermatites, acne ou outras doenças de pele.

Para evitar esses problemas e cuidar da sua pele, o correto é utilizar sabonetes líquidos, os quais são formulados com tensoativos que já apresentam atividades limpantes devido à sua característica anfipática (parte polar que se liga com as moléculas de água e uma parte apolar, que se liga com as moléculas de óleo/sujidades). Portanto, os sabonetes líquidos não necessitam de adição de bases alcalinas para saponificar e são passíveis de correção do pH, o que faz eles serem mais suaves e menos agressivos à pele.

A higienização da pele é o primeiro passo de um bom skin care. Além de evitar os sabonetes em barra, é preciso que o produto seja indicado para seu tipo de pele: seca, oleosa, mista, sensível, etc.

Procure um profissional da área da ESTÉTICA, é ele que poderá te ajudar a identificar seu tipo de pele e montar um skin care personalizado e com produtos de qualidade!
 

teste