';

Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Guia das profissões: Por que cursar Enfermagem na UniGuairacá?

O curso da instituição traz um ensino voltado para uma prática mais humana, com aulas teóricas e práticas.

Por: Poliana Kovalyk

- 22/09/2022 17h04

A enfermagem como profissão é dedicada a promover, manter e restaurar a saúde das pessoas. Os enfermeiros desempenham um papel vital na proteção, promoção e recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças. Nos hospitais, são essenciais em todos os departamentos, desde os cuidados intensivos até a psiquiatria. Contudo, não é apenas em hospitais que um enfermeiro pode atuar. 

No curso de Enfermagem da UniGuairacá Centro Universitário, os acadêmicos são preparados para atuar em diversas áreas. A professora Talita Bischof, coordenadora do curso, detalha algumas áreas de atuação da profissão. “O enfermeiro pode atuar em clínicas, hospitais, unidades básicas de saúde, atenção domiciliar, transporte aeromédico, SAMU, enfermagem forense que é voltado às investigações criminais, além da área administrativa”. 

 

Mas, afinal, por quê cursar Enfermagem?

A profissão, conforme comenta a professora Talita, é de extrema importância para todas as pessoas. “O curso de Enfermagem é de extrema importância para a sociedade e para os pacientes, pois o profissional enfermeiro está presente em todas as fases da vida, desde o nascimento até a morte”. 

Além disso, a profissão traz alegria e satisfação pessoal. Esse é o caso do acadêmico Eleandro Thomé que está no 9° Período. “Quando olho nos olhos do paciente e vejo que ele está passando por um momento de dificuldade, sinto que meu trabalho proporciona um ponto de refúgio, de ajuda, sinto que posso fazer a diferença na vida de alguém”.

Eleandro Thomé, 9° Período, se sente realizado na profissão

Um ponto importante para a realização pessoal na profissão é saber qual instituição cursar. O aluno Daniel Boscardin, do 4º Período, faz Enfermagem para poder proporcionar cuidados ao próximo, e sabe da importância dessa escolha para seu desempenho profissional após a formação. “A escolha profissional é muito importante para nosso futuro, e com o mercado de trabalho exigente, precisamos de uma instituição que nos capacite e nos passe o conhecimento para sermos competitivos nesse mercado. E por meio da UniGuairacá sei que estarei preparado para atuar e fazer o melhor”.

Daniel Boscardin, 4º Período, sabe da importância da escolha da universidade certa

O ensino da UniGuairacá é voltado para uma prática mais humana, com aulas teóricas e práticas, como conta a professora Talita. “O curso possui aulas teóricas voltadas ao processo de ensino aprendizagem, estimulando a participação do aluno, com o objetivo de formar profissionais de caráter humanístico e de qualidade. As aulas práticas ocorrem nos laboratórios equipados com materiais de tecnologia inovadores e envolvem simulações realísticas das práticas diárias do enfermeiro”.

 

O que diz quem já está no mercado

A egressa Ingrid Kobylanski, formada há nove meses, está atualmente trabalhando no Núcleo Interno de Regulação (NIR). Ela comenta que nasceu para exercer a profissão. “Sempre digo que a enfermagem é quem me escolheu. Por meio dela, posso expressar toda a minha dedicação, cuidado, respeito e amor ao próximo. Depois que comecei a atuar na área, tive a certeza que eu nasci para ser enfermeira”. 

Ingrid Kobylanski, egressa, diz que a Enfermagem a escolheu

Esse amor e carinho pelo próximo é essencial durante o desempenho da profissão. De acordo com a professora Talita, são várias as qualidades que um bom enfermeiro precisará ter. “Ser naturalmente carinhoso, ser um bom ouvinte, ter paciência, ser proativo, ser crítico-reflexivo, ser líder, ter destreza, ser criativo, ser um bom comunicador, estar sempre buscando conhecimento e aprendizagem, ter um olhar clínico e ao mesmo tempo ter empatia e humanização para cuidar de pacientes e familiares, transformando o cuidado em uma arte”.

Foi dessa necessidade de se buscar mais conhecimento que o egresso Paulo Sérgio de Almeida veio até a UniGuairacá. Atualmente, formado há quase dois anos e atuante na UTI e centro cirúrgico, Paulo já era técnico em enfermagem, mas sentiu que precisava de mais conhecimentos. “Eu já trabalhava como técnico e resolvi buscar mais conhecimentos. Pois a maior recompensa que tenho com a profissão é ver um paciente bem”.

Paulo Sérgio de Almeida, egresso, veio até a instituição em busca de aprimorar seus conhecimentos