Acontece na UniGuairacá

42. 9 99600096 Frequentes na Uniguairacá

Cerimônia do Jaleco acolhe os novos alunos de Medicina da UniGuairacá

Mais do que uma vestimenta, o jaleco é um símbolo de ética, responsabilidade e transformação profissional.

Por: Viviane Moreira

- 11/02/2026 22h27

A segunda turma de Medicina da UniGuairacá Centro Universitário realizou na noite desta quarta-feira (11), a tradicional Cerimônia do Jaleco, evento que simboliza o compromisso ético, profissional e humano que cada estudante assume ao ingressar em sua formação acadêmica. Segundo o coordenador do curso de Medicina, Profº Dr. David Livingstone, o jaleco não representa poder, mas sim responsabilidade e serviço. "A medicina confia em vocês. A sociedade confiará em vocês. E a tradição bíblica expressa isso com clareza impressionante quando diz: ‘A quem muito foi dado, muito será exigido e a quem muito foi confiado, muito mais será cobrado".’ Que esse princípio acompanhe cada decisão de vocês, cada dia de estudo, cada plantão, cada encontro com o paciente e que vocês nunca percam a humildade, a compaixão e o senso de serviço, porque são essas coisas que dão real sentido à medicina”, destacou o professor aos alunos.

O momento representa uma vitória para os estudantes e seus familiares, pelos vários anos de estudos e sacrifícios até chegar aqui. Vestir pela primeira vez o jaleco marca uma transição para o universo da saúde, indicando o comprometimento, responsabilidade e respeito às obrigações. “Eu fico muito feliz de estar aqui. Cursar Medicina pra mim é uma coisa que me dá muito orgulho, fico muito grata aos meus pais por estarem me proporcionando isso. Tô extremamente feliz mesmo, adorei a faculdade e saber que minha mãe também gostou muito de tudo, me deixa mais feliz ainda”, comenta Mariana Debortoli. “Para mim, ganhar este jaleco é a realização de um sonho de infância, desde o momento em que eu me entendo por gente, eu sempre quis ser médica. Então, significa muito para mim como pessoa. Tenho o sentimento de que a minha versão criança está muito orgulhosa de quem eu sou hoje”, destaca Maria Laura Sockoloski.

Para quem acompanha a jornada de perto desde a infância é um momento muito especial e emocionante, os pais, amigos e familiares vibram e dividem essa vitória com cada um dos estudantes. Solange Barrozo é mãe da aluna Mariana Debortoli e é uma das que confiou na UniGuairacá de olhos fechados e está participando deste momento. Ao conhecer a instituição, o corpo docente e a estrutura, ela teve a certeza de que é o melhor lugar para a filha. “Como mãe, eu fico muito emocionada em acompanhar essa escolha, essa trajetória por uma formação tão especial que é com compromisso pela vida. Aqui é um lugar com muita humanidade, com muita escuta, com muito cuidado. Gostei muito do perfil dos profissionais, da comunicação e sei que esse lugar vai formar humanamente a minha filha para ter o compromisso, a ética e o respeito pela vida”, compartilha Solange.

Um dos momentos mais marcantes do evento é o juramento de honra, no qual os futuros médicos se comprometem com os valores fundamentais da profissão: empatia, responsabilidade e dedicação ao cuidado com o outro. A UniGuairacá deseja aos calouros uma jornada enriquecedora, completa e cheia de novos conhecimentos e experiências. Com isso, continua com a missão de formar profissionais com excelência acadêmica e forte caráter humanístico e instruir a comunidade escolar a engajar-se na institucionalização de uma sociedade justa, solidária e fraterna.