Acontece na UniGuairacá
A prática esportiva como forma de socialização e aquisição de saúde de jovens adultos, por Ilma Honorato e Leonardo Brunikoski
Os benefícios vão desde a prevenção de doenças crônicas a situações de ordem psíquicas e sociais.
Por: Poliana Kovalyk
- 21/06/2023 09h12Consideramos o esporte um fenômeno cultural, apropriado por toda a humanidade e como atividade física capaz de beneficiar tanto a saúde, quanto aspectos psicológicos e sociais.
Acreditamos que a participação no esporte é um elemento de socialização que contribui para o desenvolvimento mental e social, assim, a prática esportiva proporciona contato social, ajudando no amadurecimento psíquico. Outra situação determinante para a socialização são as vivências com as regras, aprender a lidar com as vitórias e derrotas do dia a dia, aprendem a vencer pelo esforço pessoal e coletivo, adquirindo a independência e a confiança em si mesmo.
A ciência tem comprovado, por meio de muitas pesquisas, vários benefícios ligados à prática esportiva, como qualidade de vida, saúde, ampliação na rede de amizade e a oportunidade do contato com o compromisso, respeito e responsabilidade. Todas essas situações promovem imensos benefícios no que tange a problemas psíquicos, como a ansiedade, tão comumente vivenciadas pelos jovens na atualidade.
Professores e profissionais da área da educação física acreditam que o esporte, com seus objetivos tradicionais, continua sendo válido, no entanto, fazer da prática esportiva um meio para a integração e a inclusão torna-se urgente em uma sociedade cada vez mais com normas de convivência ditada pelas redes sociais, em que os jovens a cada dia tem se tornado mais inseguros no sentido de pertencimento, carentes tanto afetivamente quanto socialmente.
Outro fator, válido de se ressaltar, diz respeito à saúde. A inatividade e a ingestão de alimentos super calóricos, associados com fumo e bebidas alcoólicas, trazem um declínio do rendimento cardiovascular, massa muscular e lipoproteínas de alta densidade (HDL), metabolismo de triacilgliceróis e mudanças negativas no corpo.
Assim, com a atividade sendo executada de forma regular, como a prática esportiva, temos efeitos benéficos, como o sistema cardiovascular, respiratório e as funções metabólicas que muitas das vezes são comprometidas pelo envelhecimento e inatividade do indivíduo.
Nesse sentido, a prática esportiva, considerada um exercício físico praticado regularmente, diminui o risco de desenvolver doenças de forma prematura, algumas delas como arteriosclerose, dores lombares, alguns tipos de câncer, doenças pulmonares crônicas, doenças coronárias, diabetes, hipertensão, obesidades, osteoporose e o acidente vascular cerebral (AVC).
Diante do contexto explanado, acreditamos que a prática esportiva acarreta inúmeros benefícios para os jovens, que vai desde a prevenção de doenças crônicas, a situações de ordem psíquicas e sociais, e ainda com a possibilidade do jovem escolher o esporte com que mais se adapta, já que são inúmeras as modalidades oferecidas na atualidade.