Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Soft skills e hard skills como estratégia para impulsionar sua carreira profissional, por Ellen Rubia

As pessoas mudam, o mundo muda, e você como profissional, tem mudado?

Por: Poliana Kovalyk

- 24/05/2023 15h10

As pessoas mudam, o mundo muda, e você como profissional, tem mudado? Faço esse questionamento pensando em como se manter em um mercado cada vez mais competitivo e quais habilidades se tornaram essenciais no mundo corporativo.

É válido lembrar que profissionais de extremo sucesso não emergem de um senso comum. É necessário desafiar padrões, comportamentos e ressignificar.  Não podemos esperar resultados diferentes realizando os mesmos feitos.

Outrora, exigia-se competências técnicas, denominadas na atualidade como Hard skills. As  Hard skills são desenvolvidas com prática e treinamento,  reconhecidas por meio de diplomas, certificados, que facilmente são  identificadas pelas empresas. Experiência em um determinado segmento de negócios também se traduzem em tais habilidades. 

Por serem habilidades que podem ser mensuradas e identificadas com facilidade, se tornaram fontes para analisar um profissional.

Mas, será isso o suficiente em um mundo onde tudo se torna obsoleto? Longe de mim, afirmar que as hard skills não são essenciais. Mas quero levar você a refletir, se apenas elas bastam para fortalecer sua carreira profissional.

Se você deseja evoluir, quebrar paradigmas e ser referência para o mercado de trabalho, deve preencher a lacuna existente em muitos de nós. Me refiro a exigências transcendentes, que de fato impactam você e os lugares por onde passa. 

Não há dúvidas que a humanidade avançou, criou, conquistou. Mas o mundo não é só feito de máquinas, equipamentos e informação. Há algo mais precioso: o ser humano, dotado de inteligência, dinamismo e interatividade. Por isso, seja audacioso e desafie a normalidade das coisas, desbloqueie as habilidades inerentes que estão ocultas dentro de você.

Será que ainda não percebeu que estamos migrando das habilidades repetitivas para as habilidades sociais e emocionais? Para alcançar a excelência é necessário compreender que a  transformação não é somente a tecnológica, mas humana.  Se ainda não se deu conta disso, acorde, por favor.

Seu maior risco será trabalhar sem entender essa realidade, ou confrontá-la, sem mudanças. Por isso, seja autoridade quando o assunto for soft skill e reforce suas aptidões já conhecidas. As soft skills são consideradas habilidades comportamentais que colaboram para resolução de problemas e alcance de resultados através de pessoas. Ter capacidade para solucionar conflitos, ser proativo, empático e ter senso de liderança são alguns exemplos de soft skills. 

Ressalto que as hard skills e soft skills são relevantes para o mundo corporativo, devendo haver um equilíbrio entre elas, porém, existem uma certa emergência em explorar e desenvolver competências comportamentais. Ao buscarmos tal conhecimento, nos surpreenderemos com nossos feitos.

Você vai levar a sério e começar a desenvolver essa habilidade para enfrentar os desafios que estão por vir? Ou simplesmente não fará absolutamente nada. Lembre-se, a decisão é sua, ninguém a tomará por você. Já dizia Alvin Toffler (um dos maiores pensadores da era moderna) “os analfabetos deste século não são indivíduos que não sabem ler ou escrever, mas os incapazes de aprender, desaprender e aprender de novo”.

Por isso, dominar hard skills e soft skills e mantê-las em alto nível será uma estratégia para se adaptar às exigências de mercado, sustentar sua carreira e fortalecer sua reputação.

E aí, você topa desaprender e aprender de novo?
 

teste