Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

UniGuairacá é palco do 1º Simpósio Mundo Azul

O evento teve como tema “Autismo na atualidade e a importância do diagnóstico e do tratamento especializado'.

Por: Lucas Scotini

- 04/04/2024 09h21

Nesta semana, a UniGuairacá Centro Universitário foi palco do 1º Simpósio Mundo Azul, promovido em parceria com a Associação Guarapuavana Mundo Azul e o Colegiado de Psicologia. O evento teve como tema 'Autismo na atualidade e a importância do diagnóstico e do tratamento especializado',  e reuniu profissionais renomados para discutir e compartilhar conhecimentos sobre o transtorno do espectro autista (TEA).

O simpósio teve como objetivo principal promover uma reflexão profunda sobre o autismo na contemporaneidade, destacando a importância crucial do diagnóstico precoce e do tratamento especializado para garantir uma melhor qualidade de vida para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Durante o evento, diversos palestrantes compartilharam seus conhecimentos e experiências sobre o tema, abordando diversos aspectos relacionados ao autismo, desde a sua definição até estratégias eficazes de intervenção e inclusão social. As palestras proporcionaram aos participantes uma compreensão mais ampla e aprofundada do TEA, contribuindo para desmistificar conceitos equivocados e disseminar informações atualizadas e embasadas cientificamente.

Além das palestras, um dos momentos mais marcantes do simpósio foi a roda de conversa com mães e filhos autistas. Nesse espaço de compartilhamento, as mães tiveram a oportunidade de compartilhar suas vivências, desafios e conquistas. Essa troca de experiências foi fundamental para sensibilizar os participantes sobre a realidade das famílias que convivem com o TEA e para promover uma reflexão sobre a importância do apoio e da inclusão social dessas pessoas.

Para a Diretora Administrativa da Associação Guarapuavana Mundo Azul, Losanja Luciana González, o simpósio foi um marco na conscientização e na promoção do conhecimento sobre o autismo. "A partir do momento que você conhece o autismo, a aceitação é maior e o preconceito é menor. Esse é o nosso objetivo, que as famílias consigam ser incluídas na vida social novamente".

teste