Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Outubro Rosa - Câncer de mama: A importância da prevenção e os tipos de tratamentos disponíveis, por Luciana Erzinger Alves de Camargo

Prevenir é sempre o melhor remédio, caso isso não tenha sucesso, ainda há os tratamentos para essa condição.

Por: Poliana Kovalyk

- 05/10/2022 18h14

Prevenir doenças é o processo de autocuidado que visa o adiamento ou a eliminação das condições específicas para que a doença ocorra, através de intervenções de eficácia comprovada. Para o câncer de mama é a ação tomada para reduzir a chance de contrair a doença. Portanto, prevenir o câncer de mama significa evitar os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a enfermidade. Para tanto deve-se adotar comportamentos que minimizem o risco e a ocorrência da doença e maximizem os estados de saúde.

Prevenir é sempre o melhor remédio, caso isso não tenha sucesso, ou seja, no caso do desenvolvimento da doença, ainda há os tratamentos para essa condição. O câncer de mama, assim como os outros tipos, podem ser tratados por: quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, hormonioterapia e cirurgia.

Na maioria dos tratamentos a quimioterapia está envolvida, mas você sabe: o que é a quimioterapia? É o tratamento medicamentoso para combate do câncer, que se misturam com o sangue e vão para todas as partes do corpo, destruindo as células doentes, que formam o tumor. A quimioterapia deve ser preparada exclusivamente pelo farmacêutico.

Como é administrada a quimioterapia? Há várias vias, podendo ser administrada via oral, por comprimidos, cápsulas e líquidos, que podem ser ingeridos em casa; intravenosa, por injeções na veia ou misturados ao soro; intramuscular, por meio de Injeções no músculo; subcutânea, por injeção no tecido gorduroso acima do músculo; intratecal, por meio de injeção aplicada no líquor (líquido da espinha dorsal), feita apenas pelo médico no hospital; e tópica, sendo pomada ou líquido que são aplicados na pele;

Como é feito o tratamento? O tratamento pode ser feito em casa, onde o paciente toma os medicamentos por via oral; pode ser feito em modo ambulatorial, em que o paciente vai ao hospital, recebe o tratamento e volta para casa;

Internado, nesse caso o paciente fica internado durante todo o período do tratamento.

 A quimioterapia causa dor? A única dor ocorre na hora da punção venosa - ‘picada’ da agulha. Alguns medicamentos podem causar sensação de desconforto, ardência, placas avermelhadas na pele e coceira - avise o profissional do atendimento se ocorrer um desses sintomas. 

Como são os efeitos colaterais? Sim, eles ocorrem, no entanto, os efeitos colaterais são diferentes para cada pessoa. Mas, não desista!!! O tratamento pode promover a melhora na qualidade de vida. CONTINUE O TRATAMENTO ATÉ O FIM! NÃO DESISTA! ELE PODE TE CURAR!

teste