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Home office e sua relevância para o setor de Tecnologia da Informação, por Matheus Souto

Para os profissionais de TI, o home office trouxe uma mudança bem-vinda.

Por: Poliana Kovalyk

- 14/09/2023 13h57

Nos dias atuais, o ramo da Tecnologia da Informação (TI) passou por uma mudança significativa no modo como as operações são conduzidas. Catalisada pela pandemia da COVID-19, a área teve uma grande adoção do trabalho remoto.

Conhecido e chamado no Brasil de “Home office” (que na tradução correta da língua inglesa representa somente o espaço físico – o escritório – da casa) o “Remote Work” ou “Remote Job” (trabalho remoto) vem crescendo de forma exponencial no Brasil e no mundo.

Segundo o jornal "The Economist", a adoção do trabalho remoto na área de TI foi um dos impactos mais visíveis da pandemia, permitindo que muitas empresas continuassem suas operações sem interrupções abruptas. Para os profissionais de TI, o home office trouxe uma mudança bem-vinda: a flexibilidade de horários e a capacidade de ajustar o ambiente de trabalho às preferências individuais, permitindo assim uma maior autonomia e, muitas vezes, resultando em um aumento de produtividade.

Além disso, a globalização do trabalho remoto permitiu que as empresas recrutassem especialistas de todo o mundo, enriquecendo o fluxo de ideias e experiências. Com as tecnologias existentes que fornecem boas plataformas de comunicação em tempo real, como GoogleMeet, Zoom, Teams e Slack, por exemplo, a distância física não impede que os grupos de trabalho interajam e criem vínculos, assim como acontece no trabalho presencial tradicional.

Dessa forma, o home office revolucionou a maneira como a Tecnologia da Informação opera nos dias atuais. Além dos avanços tecnológicos e econômicos, é importante reconhecer outros impactos positivos do home office, como a geração de oportunidades para todas as pessoas, incluindo aquelas que residem no interior, além do impacto socioambiental, como a redução do uso do transporte coletivo.
 

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