Ela Empreendedora

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

O projeto Ela Empreendedora foi idealizado visando ampliar a rede de atendimento à mulher vítima de violência, para a busca de autonomia econômica através de capacitação para inserção no mercado de trabalho. Tem como foco o despertar de suas habilidades, objetivando fortalecê-la para romper o ciclo da violência e para resgatar sua dignidade, a fim de que possa exercer seus direitos de maneira efetiva e, principalmente, para que tenha o controle de sua vida e de seu destino.

Trata-se do primeiro projeto pensado para a vítima de violência doméstica no âmbito judiciário e a UniGuairacá, enquanto instituição de ensino e pautada em sua missão e responsabilidade social, oferece oficinas e minicursos para vítimas moradoras de Guarapuava, cujos dados são disponibilizados pelas parcerias com as varas penais do judiciário de Guarapuava e pela Secretaria da Mulher da Prefeitura Municipal de Guarapuava, apoiado pelo Sebrae no âmbito do empreendedorismo e pelas empresas que demandam a mão de obra capacitada, construindo assim uma rede de atores na atuação para minimização da vulnerabilidade social.

O projeto envolve discentes e docentes nas capacitações e a instituição de ensino disponibiliza toda sua estrutura para tal fim. Com base nos dados quantitativos, Guarapuava hoje possui 612 mulheres que fizeram denúncia de violência doméstica, destas, 242 mulheres que fazem parte das políticas públicas da Secretaria da Mulher de Guarapuava aderiram ao projeto, ressaltando que elas escolheram o tipo de curso que gostariam de fazer e no período de 8 meses 110 foram capacitadas, 10% foram empregadas e 136 mulheres foram demandas para contratação para o Shopping Cidade dos Lagos que inaugurará em março de 2018.

Com a divulgação do projeto ainda obteve-se a adesão de mais empresas parceiras para a contratação. O projeto foi apresentado no FONAVID (Fórum Nacional de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher) em novembro de 2017, tendo a oportunidade de propagar para vários Estados do Brasil essa prática.