';

Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Cultura e sabor: Aula Show de Comida Árabe é sucesso na UniGuairacá

A chef Thais Lopes trouxe entrada, prato principal e sobremesa e explicou cada um dos pratos.

Por: Viviane Moreira

- 26/06/2025 15h10

A cozinha didática da UniGuairacá Centro Universitário foi palco de algo diferente nesta quarta-feira (25): foi noite de Aula Show de Comida Árabe com a chef Thais Lopes. Segundo ela, o projeto nasceu do desejo de transformar o aprender da gastronomia em algo a mais e expandir a sala de aula, levando o conhecimento para além dos livros e bancadas. A aula é uma oportunidade de ampliar horizontes culinários, trazendo novas referências, técnicas e inspirações.

Os pratos preparados foram quibe cru, Hommus, Babaganuche, pasta de alho e coalhada fresca com pão sírio crocante para a entrada; Fatay de cordeiro e de Labneh com espinafre e cebola caramelizada de prato principal e ninho de Kadaif com creme de iogurte grego e calda de damascos com laranja e hortelã como sobremesa. A chef trouxe a cultura e as principais características da culinária árabe para o público participante. Encantando a todos com os aromas e sabores, que se espalharam pelos corredores da instituição. 

Participar da aula foi cativante e inspirador. Os envolvidos aprenderam sobre a cultura árabe, as formas de preparo dos alimentos, os melhores ingredientes, o uso de cada tempero, entre tantas outras coisas. A egressa de Gastronomia da UniGuairacá, Luana Gonçalves, esteve de volta na instituição para participar da aula e aprimorar o conhecimento. “Eu achei a aula muito proveitosa, é uma oportunidade para todos que querem conhecer outras culturas e culinárias. A professora Thais também é muito didática, muito boa para dar aula, então numa próxima oportunidade quem puder, venha nos aulas shows que valem muito a pena”, compartilha.

Amanda Florencio ficou muito contente com a oportunidade de fazer parte da aula, visto que é de uma cidade em que a cultura árabe não é muito presente. “Eu vim de Florianópolis e lá a gente não tem tantas comunidades árabes, pois no litoral é bem difícil. Então, me chamou a atenção essa diversidade, os temperos, coisas que a gente não sabe usar. Foi muito bom e maravilhoso, a Thais ensina de uma forma incrível”, comenta.