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Brinquedoteca Moitará: um espaço lúdico de troca de saberes, por Elizabeth Fagundes
Brinquedoteca Moitará: um espaço lúdico de troca de saberes, por Elizabeth Fagundes

Elizabeth Macedo Fagundes
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste
Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste
Especialista em Supervisão Escola: Planejamento, Ensino e Avaliação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste
Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Doutorado em andamento em Ciências de la Educación pela Universidade Nacional de La Plata (Argentina)

 

A Brinquedoteca Moitará funciona como projeto de extensão nas dependências da Faculdade Guairacá desde 2006. Sua criação reflete o reconhecimento de uma demanda: a necessidade de um espaço educativo-interativo voltado especificamente para crianças, devido ao número expressivo de acadêmicos e professores da instituição necessitando de suporte com seus filhos pequenos, principalmente em semanas de avaliação. Por isso, o projeto nasce com o objetivo de propiciar, a partir de um espaço lúdico, interações sociais e educativas saudáveis entre adultos e crianças, contribuindo para o desenvolvimento pleno da infância.

O termo “Moitará”, que inspirou o nome da brinquedoteca, tem origem indígena e significa “troca”, e foi escolhido como símbolo do que pretende-se realmente inspirar: a “troca de saberes”. Em função disso, buscou-se a fomentação de interações sociais a partir de brinquedos e brincadeiras educativas, como jogos didáticos e livros de histórias, dispostos num espaço detalhadamente organizado para estimular a imaginação das crianças.

Essa preocupação em ensinar a partir do universo lúdico da infância deve-se ao reconhecimento de que uma das principais características dessa fase é a curiosidade, em razão disso a brinquedista, responsável pela supervisão do espaço, media as brincadeiras, mas sem interverir no processo natural de interação livre e criativa entre os participantes.

Desse modo, a brinquedoteca é uma forma de colocar em prática o que defendemos ser de direito da criança: o direito à brincar, como aponta a Convenção dos Direitos da Criança, de 1989; a Constituição Federal, de 1988; e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990.

 

Brinquedoteca Hospitalar Moitará

O sucesso do projeto “Brinquedoteca Moitará”, desenvolvido nas dependências da Faculdade Guairacá, gerou ainda mais frutos. Atualmente, encontra-se expandida no projeto “Brinquedoteca no Hospital”, que funciona no hospital Santa Tereza, de Guarapuava. A motivação de beneficiar ainda mais crianças e humanizar esse ambiente, no qual muitos pacientes – entre eles crianças – carecem de subsídios lúdicos para lidarem com as adversidades da hospitalização, foi a força motriz para o andamento do projeto, que teve sua fase de planejado entre os anos de 2007 e 2008, e a fase de execução e implantação em 2009. Ainda, pensando em melhorar as relações de mediação entre a “brinquedista” e os internados, o curso de pedagogia da Faculdade Guairacá, responsável pelo projeto, estimula seus acadêmicos a participarem na prática dos processos e vivências do ensino e aprendizado para além da sala de aula, garantindo, em contrapartida, o acesso das crianças hospitalizadas ao universo lúdico das brincadeiras, jogos e livros.

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