Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Óleos essenciais, por Bruna Gadens e Mariane Vieira

Os óleos essenciais são substâncias naturais que há anos movimentam o mercado alimentício, farmacêutico e da beleza.

Por: Poliana Kovalyk

- 06/07/2023 10h17

Comercializado em diversos países, os óleos essenciais são substâncias naturais que há anos movimentam o mercado alimentício, o farmacêutico e o da beleza. É utilizado como matéria-prima em diversos produtos, esses óleos são bastante consumidos no Brasil e no mundo. 

As plantas sempre tiveram um papel importante como recursos naturais para atender as necessidades humanas, seja na alimentação ou na saúde. A utilização dos óleos essenciais, de fato, iniciou através das civilizações chinesas e egípcias, que realizavam extrações desses produtos naturais para a utilização de cosméticos, banhos, rituais religiosos e práticas medicinais.

Atualmente os óleos essenciais são aplicados em segmentos de clínica médica, estética/cosmética e holística/naturopata, e são utilizados das seguintes formas: aromatização de ambientes, banhos aromáticos, escalda-pés, massagens aromáticas, inalações, bochechos, gargarejos, compressas e a ingesta (qual é mais utilizada na França).

As terapias holísticas ou alternativas ganharam muito espaço nas clínicas de estéticas com a proposta de oferecer equilíbrio mental, espiritual e físico, e esses efeitos podem ser fornecidos através da aromaterapia, a qual essa denominação se deu através do químico René, quando em seu laboratório com um experimento de perfume acabou sofrendo um acidente com fogo, e acabou mergulhando imediatamente seu braço em um recipiente com óleo essencial de Lavanda, o qual logo em seguida foi observado uma melhora significativa do quadro da lesão. Com isso, suas abordagens terapêuticas vão desde o estresse físico e mental, passando pela acne, dermatite seborreia, queimadura, dermatite de contato, disfunções capilares, úlceras e até câncer.

No campo da estética vêm sendo bastante difundidos, aplicados em massagens aromáticas, em tratamentos capilares e em cosmetologia. Foram comprovados os benefícios terapêuticos da massagem sobre os sistemas circulatório, linfático, muscular, glandular e em órgãos, principalmente quando associados ao uso dos óleos essenciais.

Devido a sua alta eficácia na regeneração e estruturação de tecidos, a aromaterapia é, dentre as muitas terapias bioenergéticas, uma das mais utilizadas. Completa as outras terapias, tanto as convencionais quanto as alternativas, que buscam a cura. A diversidade de atuação e a eficácia inquestionável da aromaterapia levaram vários segmentos da saúde e beleza a desenvolver esse novo nicho do mercado, formado por consumidores que buscam por tratamentos eficazes que tragam benefícios de forma rápida e prazerosa. 
 

teste