Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Twitter Faculdade Guairacá
Linkedin UniGuairacá
Faculdade Guairacá
UniGuairacá realiza simpósio online que discute o papel da enfermagem em tempos de pandemia
UniGuairacá realiza simpósio online que discute o papel da enfermagem em tempos de pandemia
Imprimir
19/05/2020

Em alusão ao Dia do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio, o Colegiado de Enfermagem da UniGuairacá Centro Universitário promove um simpósio online. Ao todo, serão realizados cinco encontros virtuais até o final de maio.

A coordenadora do curso na instituição, Angélica Yukari Takemoto, explicou que, além de comemorar essa data tão importante, o evento tem como objetivo aprimorar o conhecimento de estudantes e profissionais frente ao momento pandêmico vivenciado. “O simpósio já vinha sendo pensado pelos docentes do curso desde o ano passado. Mas a pandemia inviabilizou a realização dele de forma presencial. A reestruturação, por meio de lives, foi a forma que encontramos para que o conhecimento aos alunos não cesse”.

A primeira live, realizada nesta segunda-feira, 18, teve como tema ‘Enfermagem brasileira em tempos de pandemia: entre o amor e a angústia no cuidar’. Contou com a participação dos professores doutores Ítalo Rodolfo Silva e Mayckel da Silva Barreto, e da presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná, Simone Peruzzo. “Para os alunos e profissionais que puderam acompanhar a fala, foi bastante enriquecedor essa troca de conhecimento. Enquanto coordenadora do curso, não imaginava a repercussão que este evento tomaria, com a participação de alunos e professores de diversas instituições de ensino e serviços de saúde, inclusive com a participação especial de uma colega, que acompanhou a live do México”, comemorou Angélica.

 

Enfermagem em tempos de pandemia

Mayckel da Silva Barreto, coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari, foi um dos convidados para a primeira live do simpósio. Para ele, as discussões nesse momento são essenciais. “Na minha percepção, a pandemia do Coronavirus trouxe muita dor e muito sofrimento em muitos aspectos, por outro lado também, tem trazido muitos aprendizados e muitas oportunidades. Fiquei muito feliz e honrado em dividir o espaço de fala com enfermeiros tão admiráveis e agregadores à nossa categoria profissional. Desejo votos de muito sucesso as demais lives do curso de Enfermagem da UniGuairacá, que sigam entusiasmados no avanço da enfermagem enquanto profissão, ensino e ciência”.

Compartilhando conhecimento

Verônica Francisqueti Marquete é doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Ela deixou vários elogios após acompanhar a primeira live do simpósio. “O evento poderia ser resumido em uma palavra, “espetacular”, pois possibilitou a troca de conhecimentos de uma forma dinâmica, crítica e reflexiva, fundamental para esse período pandêmico que vivenciamos. As falas contribuíram para que melhoremos enquanto profissionais e seres humanos. Mostrou que não estamos sozinhos, que somos uma equipe de profissionais, que devemos sempre permanecer juntos, dar o nosso melhor e lutar para que ocorram melhorias em todos os contextos”.

A acadêmica Flávia Cristina Rocha de Oliveira, do 7° Período de Enfermagem da UniGuairacá, afirmou que as discussões foram importantes na sua formação e espera que os palestrantes retornem à instituição para outras falas. “A Enfermagem muitas vezes é deixada de lado. Sobre essa questão, os palestrantes contaram situações em que se sentiram importantes e isso transmitiu uma motivação muito grande para nós, principalmente nesse momento”.

Albimara Hey, coordenadora do curso de Enfermagem do IFPR campus Palmas, destacou a rica troca de conhecimentos no evento. “Considerei uma oportunidade para a aproximação dos profissionais e acadêmicos . Discutir o contexto na qual a profissão do enfermeiro está inserida nesse momento é fundamental para a autonomia e a independência profissional, assim como o seu significado para nossa sociedade”.

 

Agradecimento

Tamanha aceitação e sucesso do evento, Angélica deixou agradecimentos especiais àqueles que vieram se dedicando arduamente nas últimas semanas para sua realização. “Gostaria de agradecer, primeiramente, aos professores do meu Colegiado, que nessas últimas duas semanas trabalharam incansavelmente para articular toda esta programação. Aos palestrantes, que aceitaram tão prontamente o convite. A todos os colegas e amigos que nos ajudaram na divulgação e à Direção e nossos setores de apoio para que o evento pudesse acontecer da melhor forma possível”.

 

PROGRAMAÇÃO DO SIMPÓSIO:

Dia 20/05 – O impacto da pandemia em um centro de tratamento de queimados

Prof. Ms. Elisangela Flauzino Zampar

 

Dia 22/05 – Enfermagem brasileira em tempos de pandemia: extensão universitária na luta contra o Covid-19

Prof. Dr. Willian Augusto de Melo

 

Dia 27/05 – As interfaces da pandemia na saúde do trabalhador

Prof. Dr. Maria José Quina Galdino

Prof. Ms. Maynara Fernanda Carvalho Barreto

 

Dia 28/05 – E a família, como vai? Terapias integrativas e complementares: possibilidades e aplicações

Prof. Ms. Josane Rosenilda da Costa

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Cadastrar  
Notificar
Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR
 
CFW Agência Digital