Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Faculdade Guairacá
Superação e inspiração: palestra com a ex-ginasta Laís Souza abre Semana da Saúde da Guairacá
Superação e inspiração: palestra com a ex-ginasta Laís Souza abre Semana da Saúde da Guairacá
Imprimir
08/10/2019

O Vittace Centro de Convenções e Eventos recebeu um grande público na noite desta segunda-feira, 07, para a abertura da V Semana Integrada dos Cursos da Saúde da Faculdade Guairacá. O evento acontece de 7 a 11 de outubro. Concomitantemente, acontece também o VI Encontro de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica e II Seminário Internacional de Psicologia do Esporte da Saúde.

A cerimônia de abertura do evento contou com a ilustre presença da ex-ginasta Laís Souza, que compartilhou um pouco da sua vida antes e depois do acidente que a fez perder os movimentos do corpo. Também falou sobre seus novos objetivos e dificuldades, deixando a todos uma mensagem inspiradora de superação.

Laís se preparava para as Olimpíadas de Inverno de 2014 quando sofreu um grave acidente em Salt Lake City, nos Estados Unidos, que a fez perder os movimentos do pescoço para baixo. Desde então, vem se reinventando e se superando a cada dia. “Passaram-se 5 anos do acidente e ainda há muitos dias em que eu acordo triste, não aceito minha condição. Acho que isso não vai passar tão rápido e nem sei se vai passar. Eu tento acordar todos os dias pensando no que posso fazer para sair da cama, ir trabalhar e ouvir histórias de superação. Isso tem mais me ajudado do que eu tenho ajudado outras pessoas”.

A ex-ginasta contou que sua rotina atual é mais difícil do que a de um atleta: são horas de fisioterapia, além de outros cuidados com a saúde. Foi a vida no esporte que a fez ter disciplina e foco nos objetivos. Hoje, mais do que nunca, ela comemora a cada pequena conquista. Durante a palestra, ela destacou a importância que os profissionais da saúde tem na sua recuperação. “Parte dessa superação foi estudando sobre o que eu estava passando, buscando outras formas. Os profissionais da saúde também foram muito importantes nesse momento, justamente para me ajudar a superar, trabalhar o lado psicológico e me aceitar principalmente, afinal, cuidar da nossa mente é tão importante quanto cuidar do corpo”.

De acordo com uma das organizadoras da V Semana Integrada dos Cursos da Saúde, professora Angélica Yukari Takemoto, a palestra da ex-ginasta foi de grande importância para a formação dos estudantes. “Nós, enquanto profissionais da saúde, temos uma grande responsabilidade de desenvolver um trabalho multidisciplinar para contribuir na reabilitação dos pacientes. A história de Laís tem tudo a ver com a nossa proposta”. Para o professor Luiz Alfredo Braun Ferreira, também coordenador do evento, esse foi um momento memorável. “Os nossos cursos da saúde são pilares em Guarapuava e a presença de Laís vem coroar a grandiosidade que o nosso evento sempre foi. Laís foi atleta, chamou a atenção para o Brasil em várias Olimpíadas e também chamou a atenção pelos percalços da sua vida. Fechamos o primeiro dia da Semana Integrada com chave de ouro, esperamos que os próximos dias sejam tão bons quanto esse”.

O acadêmico Fernando Sluchensci, do curso de Fisioterapia da instituição, elogiou a grandiosidade da palestra. “Acompanhamos uma paciente, ex-atleta, relatar a importância do trabalho multidisciplinar e é exatamente o que a Guairacá vem proporcionando para nós estudantes, na sala de aula até nos estágios. Hoje temos certeza de que estamos indo no caminho certo”.

Maria Eduarda Antoniazzi, do curso de Odontologia, ficou encantada com a palestra e afirmou que irá levar esses conhecimentos para a carreira e para a vida. “Hoje Laís é impossibilitada de fazer muitas das coisas que fazia antes. Ela motiva a todos, independente se a pessoa tem alguma limitação ou não”.

Maria Luiza de Oliveira Botelho é acadêmica do curso de Psicologia e relatou que a palestra a fez refletir sobre como poderá contribuir na vida dos seus pacientes. “Laís relatou muito bem como foi sua experiência com o esporte e depois na recuperação do acidente. Ela reconhece o valor das profissões que ajudaram, principalmente da psicologia. Para mim foi muito interessante ter contato com um caso assim já no início do curso, porque é exatamente isso que vamos encontrar na profissão”.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Cadastrar  
Notificar
Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR