Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Faculdade Guairacá
Projeto de extensão na Guairacá debateu sobre as transformações do mundo contemporâneo
Projeto de extensão na Guairacá debateu sobre as transformações do mundo contemporâneo
Imprimir
18/12/2019

Neste semestre foi finalizado o projeto de extensão intitulado ‘Tudo o que é sólido desmancha no ar? Reflexões sobre mudanças sociais no mundo contemporâneo’, realizado pelos professores Wilian Junior Bonete e Jhonatan dos Santos Dantas, em parceria com o Colegiado de Psicologia da Faculdade Guairacá.

O projeto teve por objetivo criar um espaço para diálogos e debates acerca das diferentes transformações ocorridas no mundo contemporâneo, no que se refere à cultura, mundo do trabalho, política, ética e educação.

Todas as discussões foram ancoradas no conceito de ‘modernidade líquida’, proposto pelo grande sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que compreende que o mundo atual é marcado pela fluidez nas relações sociais, sem uma forma única, com pouca duração e estabilidade, marcada, sobretudo, pela velocidade e pelo individualismo.

O projeto lançou questões relevantes: como os seres humanos vivem esta nova realidade social e cultural? Quais elementos estão permeando as identidades humanas? De que modo as pessoas estão buscando orientações nesses ‘tempos líquidos’? Estariam, as pessoas, à mercê das imposições e demandas da sociedade, sem chances de reflexões e estabelecimento de autonomia? Quais são os medos e as incertezas que assolam as pessoas na sociedade contemporânea? Como pensar o conhecimento, e o seu papel, na sociedade líquida?

Para sistematizar estas discussões, o projeto foi organizado em 4 módulos com as seguintes temáticas: 1) Modernidade Líquida: mudanças, medos e (in) certezas no mundo contemporâneo; 2) Cultura e mudanças nas relações de trabalho; 3) Os desafios da educação na modernidade líquida; 4) Cidadania e transformações no cenário político global. Para tanto, além dos organizadores, contou-se com a presença de outros 5 professores (de diferentes instituições) especialistas nos temas abordados: Prof. Ms. Luigi Chiaro, Prof. Jefferson Cavalcante, Prof. Esp. Roberta Machado Dias, Prof. Ms. Rafael Reinaldo Freitas e Prof. Ms. Lucineia Moreira de Souza.

Os professores avaliaram de maneira muito positiva o desenvolvimento do projeto. “Percebemos que houve um grande interesse por parte do público, uma vez que os encontros foram realizados aos sábados, e contamos sempre com quase a totalidade dos inscritos”, apontou Wilian.

Em 2020, o projeto será novamente desenvolvido e abordará outros temas relevantes.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Cadastrar  
Notificar
Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR