Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Twitter Faculdade Guairacá
Linkedin UniGuairacá
Faculdade Guairacá
Guarapuava é sede da primeira rede de pesquisa genômica do país
Guarapuava é sede da primeira rede de pesquisa genômica do país
Imprimir
05/08/2020

Guarapuava é o berço da Rede Paranaense de Pesquisa Genômica, um programa inédito no Brasil lançado na última sexta-feira, 31, pela Fundação Araucária e pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O objetivo do programa é avançar no desenvolvimento de metodologias aplicadas ao diagnóstico e prevenção de doenças de base genética, em especial a Covid-19 e doenças oncológicas.

A ação inicia com um investimento de mais de R$ 1,5 milhão da parceria entre a Araucária, Seti e Prefeitura de Guarapuava, além de R$ 312 mil do Instituto para Pesquisa do Câncer (IPEC-Guarapuava) para custeio e pagamento de bolsas de pesquisa de doutorado e pós-doutorado.

O presidente do Instituto para Pesquisa do Câncer (IPEC), David Livingstone Figueiredo, docente do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde da UniGuairacá Centro Universitário, coordenará as ações da Rede Genômica que, também, incluirá a pesquisa básica e aplicada voltada à agricultura e pecuária.

De acordo com o coordenador, uma rede estadual é algo inédito no país. Segundo ele, esta integração dos principais estudos e pesquisadores de inovação em genômica com abrangência estadual, não existe no Brasil. Essa junção de pesquisadores nas diferentes áreas que utilizam a plataforma genômica permite a construção de projetos amplos e, especialmente, translacionais. “De aplicação prática no tratamento das diferentes doenças, mas também na questão agropecuária.”

Recentemente, a UniGuairacá consolidou um convênio com o IPEC. A parceria será para criação de um programa de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico, abrangendo atividades de pesquisa, desenvolvimento, além de formação e treinamento de recursos humanos.

Com informações da Agência de Notícias do Paraná

Continue lendo em:

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=108174&tit=Parana-sera-o-primeiro-do-Pais-a-ter-rede-de-pesquisa-genomica
Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Cadastrar  
Notificar
Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR
 
CFW Agência Digital