Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Faculdade Guairacá
Fundador da Casa Benjamin Teixeira ministra palestra na Faculdade Guairacá
Fundador da Casa Benjamin Teixeira ministra palestra na Faculdade Guairacá
Imprimir
14/05/2019

A Faculdade Guairacá recebeu o pesquisador Murilo Walter Teixeira para ministrar a palestra ‘A retrospectiva histórica de Guarapuava: 1819 a 2019’, nesta segunda-feira, 13. A palestra faz parte da programação da 17ª Semana de Museus, organizada em parceria entre o Colegiado de Pedagogia da Guairacá e a Casa Benjamin Teixeira.

Durante a palestra, Murilo contou sobre a construção histórica da cidade de Guarapuava, desde a fundação da freguesia Nossa Senhora de Belém, como era conhecido o território que compreende a cidade, até os dias atuais. Todo o seu conhecimento sobre a história do município veio de uma herança familiar: Murilo herdou um acervo de documentos, cartas e jornais de seu pai, Benjamin Teixeira, que faleceu em 1981. Benjamin foi redator, escritor, professor, político e membro atuante da comunidade guarapuavana.

A preocupação em preservar as publicações deixadas pelo pai, fez com que Murilo e sua esposa, Áurea Luz, fundassem a Casa Benjamin Teixeira, um espaço cultural destinado à preservação, pesquisa e divulgação da história de Guarapuava. O acervo foi crescendo à medida que Murilo e Áurea foram atrás de outros materiais que remetessem a historicidade da cidade. Hoje, com 12 anos de existência, a Casa guarda a memória e a construção de Guarapuava, se tornando parada obrigatória a pesquisadores e curiosos sobre o nosso passado. “Hoje recebo muitos materiais também e que acabam ajudando estudantes, pesquisadores em seus trabalhos. Quando os alunos me procuram, tento ajudar e fornecer esses subsídios”, conta. Ele também afirma que quem deseja acessar o conteúdo do acervo para pesquisas, pode utilizá-los mediante horário agendado. “O espaço é pequeno, mas agendamos os horários, fazemos uma conversa e eu verifico se tenho o material que o aluno precisa”.

Na ocasião, também foi realizada uma exposição com materiais trazidos por Murilo sobre os 200 anos da freguesia Nossa Senhora de Belém. A exposição permanecerá na Faculdade Guairacá até o fim desta semana. Já a programação da 17ª Semana de Museus segue até quinta-feira, 16. As palestras são abertas ao público e não necessitam de inscrição prévia. Os participantes receberão certificados.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Cadastrar  
Notificar
Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR