Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Faculdade Guairacá
Faculdade Guairacá é destaque no Programa Sinapse da Inovação
Faculdade Guairacá é destaque no Programa Sinapse da Inovação
Imprimir
07/06/2019

A Faculdade Guairacá conquistou o 5º lugar no ranking de instituições de ensino paranaenses com projetos submetidos no programa de incentivo ao empreendedorismo Sinapse da Inovação/PR. Foram mais de 1800 projetos inscritos no programa em todo o Paraná. Somente em Guarapuava, foram 185, destes, 47 provém de alunos e professores da Guairacá.

O Sinapse é um programa do Governo do Estado do Paraná, promovido por meio da Celepar e Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com operação da Fundação CERTI e apoio do SEBRAE e Sistema FIEP. Durante este semestre, participantes de todo o Estado desenvolveram projetos com caráter inovador para concorrer a 100 bolsas de até R$ 40 mil em subvenção econômica e capacitação para colocar as ideias em prática.

A excelente colocação da instituição é resultado de um trabalho contínuo de incentivo ao desenvolvimento, feito em parceria entre os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Administração. De acordo com o professor Carlos Eduardo Iatskiu, a grande maioria dos projetos já estavam em andamento em disciplinas de ambos os cursos, o que gerou este número significativo. “Em Análise os alunos já desenvolvem produtos nas disciplinas de Práticas de Projeto I e II, então os acadêmicos de 4º e 5º Período já tinham projetos em desenvolvimento e todos com ideias bem formuladas e consolidadas. Já em Administração foi através da disciplina de Gestão Integrada da Informação, onde eles trabalham na criação de uma startup em grupos”.

Além do trabalho em sala de aula, outros acadêmicos com boas ideias foram instruídos a se inscreverem no edital. Para a professora Janete Probst Munhoz, a construção de projetos que foram pensados na aplicabilidade para a comunidade é motivo de orgulho para a instituição. “Os alunos tiveram um engajamento, trabalharam em equipe, pensando na comunidade e trazendo propostas viáveis. Isso traz um ganho para a instituição como um todo, independente do resultado”.

Um dos trabalhos inscritos foi do acadêmico de Administração Weullen Rocha. Ele e sua equipe, composta por João Paulo, Pablo Gabriel, Eduardo Sureck e Matheus Taratschuk, criaram uma solução para a dificuldade de identificação dos veículos com a nova placa adaptada ao sistema Mercosul. É o QR Code Plate, um aplicativo que mostrará as informações do carro através da leitura de código QR Code. “Como muitas pessoas tem reclamado do novo sistema de placas, acabamos pensando nessa solução. Nossa ideia é facilitar, tanto para as pessoas, quanto para os órgãos que trabalham nessa área de departamento de trânsito”, conta o acadêmico.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Cadastrar  
Notificar
Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR