Aline Cristina Stocki, egressa de Ciências Biológicas da UniGuairacá Centro Universitário, defendeu sua Dissertação de Mestrado em Agronomia nessa terça-feira, 09.
Aline se formou em 2017 e pouco tempo depois ingressou no Mestrado em Agronomia na Universidade Estadual do Centro-Oeste, onde conduziu uma pesquisa com florestas nativas, especificamente com a ecologia de florestas aluviais e a influência que os rios causam na vegetação. Também estudou a presença do alfeneiro (Ligustrum lucidum) nestas florestas, uma espécie exótica invasora, difundida pela arborização urbana e em vários fragmentos florestais, inclusive floresta com araucária.
Os resultados da pesquisa de Aline, cujo o título é ‘Efeito do gradiente hídrico e da população de Ligustrum lucidum W.T.Aiton na dinâmica em fragmento urbano de Floresta Ombrófila Mista’ apontam que as condições hidromórficas influenciam na formação de nichos ecológicos das espécies, embora o fragmento de floresta analisado, seja constituído por espécies similares, acontecem de maneira distinta, em termos de densidade, dominância e frequência na floresta. E Ligustrum lucidum, se apresenta como um importante invasor, com potencial de capacidade competitiva, que vem se destacando no decorrer dos anos, um problema a ser enfrentado, pois a presença de invasoras pode impedir o crescimento e a regeneração de espécies naturais pela competição, ocasionando modificações no ambiente local, até mesmo no funcionamento de todo o ecossistema, visto que ações de manejo são necessárias para um melhor desenvolvimento das espécies naturais do fragmento.
Texto: Prof. Joelmir Mazon
Parabéns, sei que tudo foi do teu esforço, orgulho ter pessoas como vc no mundo.