Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Faculdade Guairacá
CIIDEBE: projeto de extensão da Guairacá auxilia atletas para desenvolvimento pleno
CIIDEBE: projeto de extensão da Guairacá auxilia atletas para desenvolvimento pleno
Imprimir
10/09/2019

Tatiane Silva é destaque no atletismo a nível nacional e sul-americano. A atleta da Faculdade Guairacá vem se destacando em diversas competições de 3000 metros com obstáculos. Somente neste ano, ela já participou dos Jogos Pan-Americano, Sul-Americano e foi mais uma vez campeã no Troféu Brasil de Atletismo. Mesmo com tantas provas e a rotina árdua de exercícios, Tatiane não para. Atualmente, a atleta está se preparando para o Campeonato Mundial de Atletismo.

Com tantas preocupações na rotina de atleta, Tatiane encontra o apoio necessário no CIIDEBE (Centro de Investigação e Intervenção em Desporto, Educação e Bem-estar), um projeto de extensão do Colegiado de Psicologia da Faculdade Guairacá, coordenado pela professora Jaqueline Puquevis de Souza. Através da intervenção psicopedagógica preventiva, promocional e remediativa, o CIIDEBE promove o desenvolvimento dos atletas parceiros.

Com apoio do projeto, Tatiane aprendeu a controlar a ansiedade antes das provas. “Esse acompanhamento faz muita diferença, o que mais atrapalha o atleta é o psicológico. E tenho aprendido a lidar com isso: a acreditar mais no meu potencial”, conta.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Jaqueline, são três pilares necessários para o desenvolvimento do atleta: o pilar técnico, o tático e o psíquico. “Exige muito esforço na trajetória do atleta para alcançar resultados grandes como os da Tatiane. São todos os esforços para a competição, mas também são muitos desafios no dia a dia, a vida pessoal, a família. Ele tem que conciliar tudo isso e a psicologia do esporte dá esse suporte também”.

O acompanhamento é feito semanalmente. Mesmo quando Tatiane está em competições, ela entra em contato pela internet sempre que necessário. Além disso, diversas técnicas aprendidas durante os aconselhamentos podem ser utilizadas nas competições. “Nós trabalhamos com técnicas de visualização, controle de ansiedade, relaxamento e a respirar corretamente”, afirma Jaqueline. A professora também destaca a importância do apoio psicológico para atletas. “O trabalho do atleta é solitário, então o apoio psicológico ajuda-o nessa gestão de tantas responsabilidades e desafios. As vitórias surgem com o tempo, mas é uma trajetória para eles chegarem onde almejam”.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Cadastrar  
Notificar
Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR