Como será a dinâmica de estudos?
O curso forma profissionais capazes de elaborar, executar e fiscalizar projetos e obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Ao final da graduação, o aluno se qualifica a analisar os condicionantes do terreno, especificar as redes de instalações, garantir a segurança da construção e gerenciar a equipe da obra.
Com amplo campo de atuação para o profissional formado na área, o estudante pode se especializar em diversos segmentos.
Como está o mercado de trabalho nessa área?
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half, o engenheiro civil consultivo e integrado ao negócio vem sendo cada vez mais demandado em diferentes segmentos. Isso acontece, em parte, pelo modelo empresarial adotado ultimamente, que contempla a máxima produtividade com menor volume de recursos. Resumindo: o engenheiro que reunir o maior número de habilidades além das técnicas, vai se dar bem no mercado.
Para quem quer entrar no mercado pensando grande, os cargos de alta gestão em indústrias e grandes empresas são os que oferecem as melhores remunerações. Mas para receber salários que podem chegar a valores equivalentes a 60 salários mínimos você vai precisar estudar muito, obter bastante experiência e desenvolver bem as habilidades mais cobiçadas deste mercado: técnica, gestão, visão estratégica e comunicação. É um ambiente extremamente competitivo e de altíssimo nível.