Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Twitter Faculdade Guairacá
Linkedin UniGuairacá
Faculdade Guairacá
Você sabe como usar e como escolher um bom protetor solar? Por Thais Volski Carvalho
Você sabe como usar e como escolher um bom protetor solar? Por Thais Volski Carvalho

Thais Volski Carvalho
Graduada em Tecnologia em Estética e Cosmética pela UniGuairacá
Especialista em Saúde Estética pela UniGuairacá


O uso correto do protetor solar pode evitar várias disfunções estéticas como, por exemplo, o aparecimento de rugas e manchas. Além disso, possui um papel fundamental para saúde cutânea, pois previne o câncer de pele.

Para entender a função do protetor solar é preciso saber o que são os raios UVA e UVB. Esses dois tipos de radiação conseguem atingir nossa pele, e em excesso trazem malefícios. Os raios UVA conseguem penetrar até a derme (camada mais profunda da pele), essa radiação é a principal causa do câncer da pele e responsável pelo fotoenvelhecimento. Já a radiação UVB é mais superficial, ela é responsável por ocasionar vermelhidão e queimaduras na pele.

Sabendo disso, é preciso observar em um protetor solar se ele possui proteção contra esses dois tipos de radiação, para isso basta verificar se ele tem FPS (proteção contra raios UVB) e PPD (proteção contra raios UVA). Em alguns protetores a visualização do FPS é facilitada e o PPD pode vir em número ou somente escrito que possui a proteção UVA.

Outro passo é usar um produto específico para seu tipo de pele. Para peles secas e também para peles maduras, o ideal é um protetor mais cremoso e com ativos hidratantes. Para peles oleosas e acneicas o correto é que tenha toque seco, não seja comedogênico e a textura deve ser mais fluída. As peles mistas exigem as formulações gel-creme e com tecnologia oil-free. E, por fim, as peles sensíveis necessitam de ativos calmantes e hidratantes para evitar irritações.

Uma curiosidade é que os protetores com tonalizantes, ou seja, com cor, além de proteger a pele das radiações UVA e UVB servem como uma barreira extra contra a luz visível emitida por celulares, computadores e lâmpadas. Por isso, para uma pele que apresenta manchas esse é o protetor ideal.

Agora algumas dicas importantes:

  • Use o protetor solar todos os dias, mesmo em dias nublados!
  • Aplique uma camada homogênea e generosa de produto, porém, sem acúmulos;
  • Reaplique a cada 3 horas;
  • No final do dia, limpe bem o rosto para não ficar com resquícios de produto;
  • Lembre-se, o protetor solar é o produto mais importante e insubstituível para sua pele.
Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR
 
CFW Agência Digital