Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Twitter Faculdade Guairacá
Linkedin UniGuairacá
Faculdade Guairacá
Ter boa saúde vai além de alimentação saudável e prática de atividades físicas, por Cristiani Marchiore
Ter boa saúde vai além de alimentação saudável e prática de atividades físicas, por Cristiani Marchiore

Cristiani Marchiore
Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
Especialista em Administração Hospitalar pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação (ESAP)


A Organização Mundial da Saúde (OMS) conceitua saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças”. Pode-se concluir que, o fato de um indivíduo não possuir enfermidades não o classifica como um ser completamente saudável.

A saúde com qualidade é um tema bastante discutido em todo o mundo e devido a isso a OMS tem como objetivo garantir acesso à saúde visto que é um direito de todos e é isso que os sistemas de saúde têm buscado aprimorar a assistência à saúde existente e incluir novas formas de alcançar uma saúde plena.

Sim, alimentar-se adequadamente, praticar atividades físicas e não ter doenças favorece o padrão da boa saúde, no entanto, existem outros aspectos que são tão importantes quanto isso. Conviver com pessoas que nos fazem sentir alegria, que torcem pela nossa prosperidade e nos encorajam e ser pessoas melhores também faz bem à saúde. Ter uma casa com conforto para morar, poder garantir isso a toda família, viver em harmonia com os mesmos e com o ambiente satisfazem os aspectos da interação humana. Um trabalho que satisfaça o ser humano faz com que ele produza mais e o faça sentir-se seguro. Conseguir momentos de lazer com a família e amigos, ter e saber aproveitar oportunidades, contemplar a natureza, ver que a chuva será constante e ter água para beber, viajar para lugares em que nunca esteve, aprender outras culturas e costumes, saber que outras pessoas têm casa para morar, alimento na mesa e emprego, saber dizer não e valorizar as pequenas coisas da vida de alguma forma deixam um indivíduo em paz.

No decorrer de uma vida, todo ser humano necessita entender que vai enfrentar situações de risco, com problemas, às vezes, considerados sem solução, nesse caso ser resiliente é de extrema ajuda, pois será possível enfrentá-los de maneira que se torne um aprendizado para a vida, que não se deixe abalar pelos desafios e impulsione o crescimento em aspectos pessoais, profissionais e sociais.

Esses aspectos citados, e de acordo com o momento em que vivemos, usar máscara e higienizar as mãos, além de outros que fazem parte das rotinas dos indivíduos, podem assegurar uma boa saúde.

Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR
 
CFW Agência Digital