Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Faculdade Guairacá
Tecnologias de conexão móvel, por Felipe José Dellê
Tecnologias de conexão móvel, por Felipe José Dellê

Felipe José Dellê
Graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Guairacá
Especialista em Tecnologias para Aplicações Web pela Universidade Norte do Paraná
Especialista em Redes de Computadores: Projeto e Implementação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Possui MBA em Gestão do Conhecimento na Educação Superior pela Faculdade Guairacá
Especialista em Redes de Computadores – Academia CISCO – Pela Faculdade Guairacá

 

Você já se perguntou o que são aquelas letrinhas (“G”, “E”, “H”, “H+”, “4G”) que aparecem no seu smartphone, próximo à barra de sinal, quando você usa os Dados Móveis? Ou já teve a curiosidade de saber qual delas indica uma conexão melhor?

Esses símbolos representam o tipo de tecnologia que está em uso naquele momento, divididas no grupo do 2G, 3G, 4G e o futuro 5G.

 

2G

A letra “G” representa a tecnologia GPRS (General Packet Radio Service), ou Serviço de Rádio de Pacote Geral, que pode oferecer uma taxa de transferência na casa dos 170Kbps, mas que na prática fica em torno de 40Kbps.

A letra “E” faz referência à tecnologia EDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution). Essa tecnologia, em teoria, permite velocidade de conexão de até 473Kbps.

3G

Se a sigla “3G” aparecer no seu dispositivo, significa que você estará utilizando a tecnologia UMTS (Universal Mobile Telecommunications Service). Essa conexão pode oferecer taxa de transferência de dados de até 2Mbps.

A letra “H” representa conexões utilizando a tecnologia HSPA (High Speed Packet Access). Esse padrão pode proporcionar conexões de até 14Mbps. Já o símbolo “H+” representa uma evolução do HSPA chamado de Evolved HSPA (HSPA Evoluído) oferecendo conexões de 42Mbps.

4G

A sigla “4G” diz respeito à tecnologia LTE (Long Term Evolution) que tem a capacidade de disponibilizar conexões de até 150Mbps. Seu smartphone também pode apresentar o símbolo “4G+”, isso significa que você estará utilizando a tecnologia LTE Advanced que tem potencial de atingir conexões acima de 300Mbps.

5G

O 5G é a próxima geração de conexão móvel que promete velocidades mais rápidas, maior cobertura e conexões mais estáveis. O 5G está previsto para o ano de 2020.

É importante ressaltar que apesar das tecnologias mais recentes possuírem, em teoria, a capacidade de oferecer velocidades de conexão bem altas, na prática esses números ainda são bem menores. De acordo com o relatório de fevereiro de 2018 da empresa britânica OpenSignal, a velocidade média do 4G LTE avaliado em 88 países não passou de 50Mbps.

Portanto, estar conectado a uma rede “4G+”, por exemplo, não significa necessariamente que você estará navegando com velocidades acima de 100Mbps, pois muitos fatores podem interferir na conexão como: distância da antena até o aparelho, interferência de sinal e quantidade de pessoas utilizando a rede ao mesmo tempo.

Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR