Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Faculdade Guairacá
Quem tem medo de tratamento de canal? por João Agadir
Quem tem medo de tratamento de canal? por João Agadir

João Agadir Pinto Júnior
Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa
Mestre em Biologia Celular e Molecular (Área de Concentração em Fisiologia) pela Universidade Federal do Paraná

 

O tratamento endodôntico, popularmente conhecido como tratamento de canal, é um dos procedimentos mais temidos por quem vai ao dentista. A melhor maneira de perder o medo é aprender mais sobre o assunto.

Tratamento de canal consiste na remoção do tecido localizado na parte interna do dente, a polpa (erroneamente chamada de “nervo” por muitas pessoas), e posterior vedação do espaço que o tecido estava ocupando. Esse tipo de tratamento se faz necessário quando há uma inflamação na polpa, pois ao contrário do que acontece em outras partes do organismo, na maioria das vezes, a inflamação pulpar é irreversível, sendo responsável por boa parte das dores de origem dentária.

Esta inflamação, denominada pulpite, tem como principal causa a presença de cárie no dente, mas pode ser acarretado também por outros fatores, como por exemplo, traumas, problemas oclusais, problemas periodontais (gengiva) e procedimentos restauradores.

Quando não há intervenção, após a pulpite, o quadro evolui para a necrose da polpa, com a presença de bactérias, as quais com o passar do tempo invadem os tecidos ao redor da raiz do dente, chamados de tecidos periapicais, ou seja, passamos a ter uma infecção de origem endodôntica. Tanto nos casos de inflamação (pulpite), como nos casos de infecção (necrose pulpar), a solução é realizar o tratamento endodôntico.

Normalmente o tratamento endodôntico é feito em uma ou duas sessões. Como trata-se de um procedimento invasivo pode haver certo desconforto pós-operatório, exigindo prescrição de medicamentos a critério do cirurgião dentista.

Atualmente, o tratamento endodôntico é um procedimento seguro, relativamente rápido e com excelentes índices de sucesso, desde que bem indicado e realizado por profissionais competentes para esta área da odontologia.

Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR