Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Twitter Faculdade Guairacá
Linkedin UniGuairacá
Faculdade Guairacá
Que tal aprender ciência lavando louça? por Joelmir Augustinho Mazon
Que tal aprender ciência lavando louça? por Joelmir Augustinho Mazon

Joelmir Augustinho Mazon
Graduado em Ciências Ambientais pela Faculdade Guarapuava
Especialista em MBA em Gestão de Conhecimento na Educação Superior pela UniGuairacá
Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Estadual do Centro-Oeste
Doutorando em Ciências Florestais pela Universidade Estadual do Centro-Oeste

 

Um novo modelo de mídia derivado das rádios tem ganhado destaque: os podcasts. Podcasts são arquivos de áudio digital disponibilizados na Internet para download ou via streaming em um computador, smartphone ou qualquer player de mídia streaming, disponibilizados em canais com assuntos específicos de maneira periódica.  Você pode seguir o canal do assunto que quiser, baixar o episódio que quiser e ouvir a hora que quiser.

Atualmente o formato ganha cada vez mais canais dos mais diversos temas, indo desde notícias curtas diárias, até episódios de várias horas com storytelling. Os temas são os mais diversos possíveis: política, cinema, literatura, línguas, mundo geek, religião, educação, música, esportes, ficção científica e, como não poderia deixar de ser, o mundo da educação também está ganhando destaque na plataforma, com muitos canais com dicas de vestibular, Enem, e bate-papos com especialistas em diversas áreas, etc.

É possível baixar os podcasts para ouvir offline por meio dos sites dos canais ou de maneira mais prática, pelos agregadores de podcast, como é o caso do Spotify, Google Podcasts (Android), Deezer, Castbox (para Android e IOS) ou Apple Podcasts (IOS) nas playstores do sistema operacional do seu smartphone ou dispositivo de streaming.

Este tipo de mídia é direcionado para que a pessoa obviamente não necessite olhar para uma tela para entender o conteúdo. Portanto, você pode ouvir o episódio do seu canal de podcast preferido lavando louça, tomando banho, relaxando ou se exercitando.

E que tal usar este tempo para aprender um pouco sobre ciência e biologia? Eu como professor da área, indico alguns canais os quais sigo e recomendo:

  • Canal Sinapse: Pedro Loos e Greg de Souza sobre física e ciência em geral, com conteúdo de primeira qualidade;
  • TEDtalks Ciência e Medicina: Conferências com os maiores profissionais da área da ciência e medicina compartilhando suas mais recentes descobertas;
  • Alô Ciência: Canal de divulgação científica;
  • Pesquisa Brasil (FAPESP): divulgado pela USP e Unicamp, traz semanalmente pesquisadores das mais diversas áreas acadêmicas no Brasil e com experiência internacional.
  • Podcast Biologismo e Desabraçando Árvores: mais específicos para a área da Biologia, tratando de assuntos como zoologia, botânica, genética, ecologia, etc., sempre com profissionais e estudantes de cada área.

Novos canais dos mais diversos temas vêm surgindo diariamente e este tipo de mídia descentralizada certamente ganhará cada dia mais espaço na nossa rotina diária, onde necessitamos captar informações e nem sempre conseguimos parar e olhar uma tela.

 

 

Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR
 
CFW Agência Digital