Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Faculdade Guairacá
Psicologia do esporte: corpo e mente se movimentam juntos, por Jaqueline Puquevis
Psicologia do esporte: corpo e mente se movimentam juntos, por Jaqueline Puquevis

Jaqueline Puquevis de Souza
Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná
Especialista em Pedagogia nas Organizações pelo Centro Universitário Internacional Especialista em Magistério Superior pelo Centro Universitário Internacional
Especialista em Psicologia do Trânsito pelo Conselho Federal de Psicologia
Especialista em MBA em Gestão Estratégica do Ensino Superior pela Faculdade Guairacá
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste
Coordenadora científico-pedagógica do Centro de Investigação e Intervenção em Desporto, Educação e Bem-Estar (CIIDEBE)

 

A Psicologia do Esporte é uma ciência que estuda os comportamentos envolvidos no contexto esportivo e da atividade física. Tem como finalidade entender a influência dos fatores psíquicos no desempenho esportivo, auxiliando na maximização do potencial no caso de atletas. Busca ainda, o desenvolvimento dos praticantes de atividade física na conscientização de seus benefícios, prezando a saúde e bem-estar destes indivíduos.

Há dois anos a Faculdade Guairacá conta com o Centro de Investigação e Intervenção em Desporto, Educação e Bem-Estar (CIIDEBE), um projeto de extensão permanente do Colegiado de Psicologia. Seu intuito é desenvolver um modelo de ensino que favoreça novas formas de aprendizagem, aonde a prática aplicada é experimentada simultaneamente com a teoria. Estudantes e profissionais fazem parte de todo processo, desde estudos, elaboração de projetos, pesquisas e aplicação prática na área emergente da Psicologia do Esporte, ciência importante e em expansão, mas pouco discutida na maioria das universidades.

Com um percurso consolidado de atividades desde 2015, tornou-se projeto de extensão permanente em 2017, contando com parcerias nacionais e internacionais. Atende atualmente atletas do judô das categorias de base, atletismo, ações de bem-estar na faculdade e comunidade e prepara-se para atender as demandas do Projeto Social do Clube Atlético Paranaense em parceria com a Faculdade Guairacá.

As práticas e orientações são desenvolvidas na Faculdade Guairacá, podendo participar alunos dos cursos de Psicologia e Educação Física. O projeto conta atualmente com parceiros portugueses de outras entidades, tendo na direção a Doutora Cristina Costa Lobo do Instituto de Estudos Superiores de Fafe Portugal e como Consultores Internacionais o Prof. Dr. Dimas Pinto, Prof. Doutor Enrique Vázquez Justo, Dr. Pedro Assis , Prof. Dr. Pedro Marques dos Santos e Secretário do Estado Português da Juventude e do Desporto, o Exmo. Senhor Dr. João Paulo Rebelo. No Brasil tem parceria com o Prof. Dr. Ricardo Marinho de Melo Picolli e o psicólogo esportivo Yghor Queiroz Gomes. Seus principais objetivos são a disseminação da Psicologia do Esporte enquanto ciência, pesquisa e publicações na área, intervenção psicopedagógica, treino mental e cognitivo, avaliação psicológica (pré e pós competição),  ações  de  educação,  lazer  e  bem-estar  junto  de  alunos  e comunidade.

Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR