Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Faculdade Guairacá
Podologia e quirodatilogia: saúde das mãos e dos pés, por Lilian Cardoso
Podologia e quirodatilogia: saúde das mãos e dos pés, por Lilian Cardoso

Lilian Moreira Cardoso
Possui curso técnico profissionalizante em Podologia pelo Instituto Filadélfia
Graduada em Pedagogia pela Faculdade Guairacá
Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade São Braz

 

Nas últimas décadas o mercado de trabalho passou por diversas modificações e novas profissões surgiram a partir de uma necessidade social ou até mesmo fisiológica. Novas profissões como a podologia e a quirodatilogia surgiram na área da saúde com o intuito de tratar as diferentes manifestações patológicas.

A podologia e a quirodatilogia estudam as mãos e os pés. É um ramo auxiliar da área da saúde voltada para prevenir, investigar, diagnosticar, tratar de patologias que acometem os pés e mãos.

O termo podologia vem do grego Podos = pés e Logus = estudo, conhecimento. A palavra quirodatilogia também tem sua origem no vocabulário grego, é formada pela junção dos termos Quiro = mão, mãos; Dátilos = dedo, dedos; logia = estudo, conhecimento.

Os primeiros indícios de podologia no mundo surgiram na pré-história, desde que o homem ficou em posição ereta, desta forma todo o corpo passou por modificações e entrou em adaptação anatômica.

A quirodatilogia é um novo conceito de técnicas e estudos aplicados em práticas clínicas, que tem por finalidade abranger manifestações estéticas e patológicas dos membros superiores (MMSS), mãos, unhas e braços. Esta área de atuação tem por finalidade a prevenção das manifestações quirodatilopáticas dos membros superiores, visando à promoção e recuperação da saúde e qualidade de vida do homem.

Os conceitos de podologia e quirodatilogia vêm acrescentar significativamente na capacitação do profissional de embelezamento laminar dentro da área estética, com práticas e estudos sobre a saúde das mãos e pés, para que além dos cuidados estéticos exista uma atuação com precauções, já que eles não são partes isoladas do corpo humano e estão sempre sujeitos e expostos a possíveis acometimentos patológicos, além de serem partes fundamentais para o equilíbrio e destreza nas ações cotidianas.

O profissional de embelezamento laminar, definido dentro da área estética como manicure e pedicure, atinge hoje todos os públicos sociais e econômicos. O embelezamento laminar tornou-se além de vaidade estética, mas uma questão de saúde e bem-estar.

Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR