Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Faculdade Guairacá
Os benefícios da prática esportiva na infância e adolescência, por docentes e discentes de Educação Física
Os benefícios da prática esportiva na infância e adolescência, por docentes e discentes de Educação Física

Alex Mauro da Cruz
Eduardo Piegues
Ilma Célia Ribeiro Honorato

 

A iniciação esportiva entre crianças e adolescentes vem sendo pauta importante nas discussões entre a academia de saúde e suas vertentes áreas. Não se trata de um assunto atual, no entanto, vem ganhando destaque uma vez que a evolução social urbana, juntamente com a tecnologia, tem evoluído e por conta dessa situação tem agilizado a vida rotineira, todavia, tem afastado a prática corporal, seja ela esportiva ou não, em uma das principais fases de maturação e aprendizagem motora do indivíduo.

Disponibilidade de tecnologias como computadores, celulares e jogos eletrônicos tem desencadeado uma prática de lazer voltado ao sedentarismo, em que a insegurança, bem como a falta de espaços urbanos livres tem favorecido tal escolha cômoda. Como resultante o que por muitos é considerado como “doença do século” a obesidade tanto adulta, mas principalmente a infantil, se posiciona como um fator de risco na qualidade de vida e saúde da população.

Diante desse contexto, vários estudos como os de Alves e Lima (2008), Dalcastagné e Lamar (2012) e Lazzoli (1998) destacam os fatos de que crianças sedentárias tendem a se tornarem adultos obesos no futuro, com isso, é importante incentivar a prática de atividades físicas e o hábito de vida saudável na infância e adolescência, assim, os riscos de doenças metabólicas na vida adulta se tornam menores.

Estes estudos comprovam que o esporte pode vir como uma solução para a inatividade física, entre crianças e adolescentes, proporcionando uma socialização e principalmente uma melhora da saúde. A atividade física por meio dos esportes desenvolve um efeito benéfico nos mais variados órgãos e sistemas, como um aumento do consumo do oxigênio, força, massa muscular e uma elevação do hormônio GH, o principal responsável pelo crescimento da criança e adolescente.

A prática esportiva exerce um papel fundamental para a formação da criança e do adolescente, contribuindo para o seu desenvolvimento físico, social e emocional, proporcionando principalmente o desenvolvimento das capacidades e habilidades motoras.

Segundo os referidos autores, a seleção do esporte mais indicado para cada criança é definido com base na idade, gênero e estágio de desenvolvimento puberal, assim, meninos e meninas podem participar de atividades esportivas de uma maneira igualitária, até os 10 anos, a partir da puberdade. As meninas tendem a possuir uma menor força muscular do que adolescentes do sexo masculino, o que requer uma separação dos gêneros em esportes competitivos.

Dessa forma, é importante a prática da competição desportiva na infância, tendo em vista os benefícios educacionais e de socialização que pode ser desenvolvido pelo trabalho em equipe. Nesse sentido, se faz necessário que as práticas esportivas sejam inseridas nas escolas, clubes, praças e parques, proporcionando e incentivando as crianças e adolescentes a praticarem atividade física, bem como, despertando o interesse pela prática esportiva.

Em sua totalidade, o esporte como ferramenta de inclusão a práticas corporais e de manutenção corporal na infância e adolescência tem demonstrado papel importantíssimo no desenvolvimento de futuros adultos ativos fisicamente, capaz de utilizar seu acervo motor adquirido para aprender novas experiências motoras mesmo na fase adulta, bem como, prevenir possíveis morbidades, garantindo sua longevidade e hábitos de vida mais saudáveis.

Criança e adolescente ativo fisicamente é um potencial adulto ativo e saudável. O esporte, por sua vez, entra como mecanismo chave na promoção deste fator. Vale ressaltar que sua totalidade é complexa e depende de vários fatores para ser concretizada, todavia, cabe aos profissionais da área da saúde detentoras deste conhecimento amplo aplicar tal conhecimento de forma clara e objetiva da melhor maneira possível, a fim de promover a saúde e bem-estar dos indivíduos, aproveitando da melhor fase para este desenvolvimento, garantindo uma sociedade saudável no futuro.

Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR