Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Twitter Faculdade Guairacá
Linkedin UniGuairacá
Faculdade Guairacá
Organização da rotina de estudos em tempos de pandemia, por Wilian Bonete
Organização da rotina de estudos em tempos de pandemia, por Wilian Bonete

Wilian Junior Bonete
Graduado em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste
Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina
Doutor em História pela Universidade Federal de Mato Grosso


1 – Cronograma das disciplinas

Antes iniciar a sua semana de aulas, procure sempre verificar o cronograma/plano de aula/plano de disciplina que estão na grade de seu curso. Verifique quais dias e horários estão previstas as aulas presenciais ao vivo ou videoaulas. Verifique as datas dos trabalhos e demais atividades para que você não se perca no decorrer do semestre. Sempre que você tiver dúvidas, consulte seu professor.

2 – Rotina de estudos

Estamos em um momento de exceção e, portanto, um momento de flexibilização das aulas. Muitas vezes, devido ao hábito, você pode ser tentado a deixar uma atividade para depois, deixar para assistir a gravação da aula ou uma videoaula em outro momento e não aproveitar o horário real da sua aula. Infelizmente, na maioria dos casos, os acadêmicos acabam não mais assistindo a estas aulas e as atividades se acumulam. Portanto, organize uma rotina, procure entender que no horário da aula online você provavelmente estaria em sala de aula. Procure evitar criar desculpas para não realizar as atividades previstas. Rotina é essencial para um bom aproveitamento do ensino.

3 – Ambiente

Procure entrar nas aulas online em um ambiente que seja confortável e de preferência livre de ruídos, barulhos ou circulação de pessoas. Atente também para o fato de não deixar televisão ou outros aparelhos ligados que possam interferir no áudio da aula. Evite ficar deitado no sofá ou na cama, pois isso pode levar a sonolência ou até mesmo estimular a distração.

4 – Distrações

Evite se distrair. Se você participar de aulas online ou assistir a videoaulas gravadas com seu celular e mídias sociais abertas, ou até mesmo diferentes páginas no computador, as chances de distração são muito grandes. Você pode perder insights e questões importantes. Evite distrações.

5 – Mantenha-se informado

Mantenha-se informado sobre os trabalhos, sobre os eventos e demais atividades. Caso não esteja claro no cronograma, procure estar sempre em contato com seu professor e com os colegas via plataforma DIGITAL.UNIGUAIRACÁ e em último caso, por grupos de Whats App. O essencial é que você não perca as atividades e não as realize em atraso para não comprometer a sua rotina e a rotina de correção de atividades do seu professor

6 – Não perca o foco e a disciplina

Estamos numa situação de exceção, e muitos alunos no mundo todo estão passando pela mesma situação que você: aulas remotas. Então procure estar sempre motivado, não deixe de perguntar, questionar os conteúdos, informar-se. Não deixe de compartilhar ideias com seus colegas e professores e mantenha sempre a disciplina, tal como você manteria se estivesse de maneira presencial. A vida continua, a sociedade continua se desenvolvendo, mesmo que de maneira diferente de antes. O importante é você estar atento, compreender as mudanças e fazer delas uma oportunidade para modificar sua forma de ver e entender as coisas.

Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR
 
CFW Agência Digital