Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Faculdade Guairacá
O poder relaxante da massagem, por Lorrine Abreu
O poder relaxante da massagem, por Lorrine Abreu

Lorrine Maria Abreu
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste
Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pela Faculdade Guairacá

 

Cansaço, falta de energia, dores musculares, irritação. Você se identifica com alguns desses sintomas? Se a resposta foi sim, as terapias manuais, como os protocolos de massagens relaxantes, podem ser uma boa alternativa para você.

A massagem clássica ou relaxante surgiu na Suécia em 1800 e teve como precursor Per Henrik Ling, considerado o ‘Pai da Educação Física Moderna’.  O objetivo da massagem relaxante é acalmar e aliviar tensões do dia a dia.

Existem diferentes modalidades de massagem relaxante, sendo destacadas as seguintes:

  • Massagem relaxante manual: utiliza uma combinação de toques juntamente com a imposição de mãos em determinados locais, aliada à manobras específicas, tais como deslizamentos, compressões, amassamentos e fricções.
  • Candle massage (massagem com velas): técnica de massagem americana, muito utilizada nas grandes clínicas e spas, as velas são aquecidas até entrarem em estado líquido e logo que regadas no corpo são realizadas manobras de deslizamento e compressões. A sensação de conforto físico, amenizando estresse, cansaço e dores são alcançados através do aroma agradável, da temperatura e da leve pressão dos movimentos sobre o corpo.
  • Massagem com pedras quentes: as pedras são colocadas em pontos específicos, equilibrando a energia corporal, dissolvem tensões e neutralizam energias negativas.
  • Quick massage: massagem rápida realizada em apenas quinze minutos com a capacidade de relaxar e reduzir tensões. Realizada em grandes empresas, eventos, aeroportos e etc.

Os resultados esperados com a aplicação regular de protocolos de massagem relaxante são: melhora da circulação sanguínea, transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos, relaxamento da musculatura tensa, melhora do sistema imunológico, eliminação de toxinas, redução de inchaços, redução da pressão sanguínea, indução do sono e diminuição do estresse.

Vale sempre ressaltar que os protocolos de massagem relaxante devem ser aplicados por profissionais da área da saúde habilitados, pois a incorreta aplicação pode levar ao não desaparecimento dos sintomas ou, em até alguns casos, a piora do quadro do paciente.

Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR