Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Twitter Faculdade Guairacá
Linkedin UniGuairacá
Faculdade Guairacá
Matemática e gestão, por Marcos Novakoski
Matemática e gestão, por Marcos Novakoski

Marcos José Novakoski
Bacharel em Ciências Contábeis pela FAFIG/UNICENTRO
Licenciado em Matemática pela UNICENTRO
Especialista em Ensino de Matemática pela UNICENTRO
Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia pela UFPR

 

Gestão de empresas

A gestão de uma empresa envolve todos os procedimentos que podem ser seguidos com o objetivo de promover a existência prolongada (preferencialmente indefinida) de uma organização de pessoas ou até mesmo de outras entidades com vários objetivos, dentre os quais, os financeiros, na escolha dos melhores caminhos que se apresentam diante dos gestores.

Matemática

Uma definição de matemática é adaptável, dependendo da cultura, tempo e necessidades, entre outras, em diferentes épocas em que é desenvolvida, descoberta ou criada. O que, ao longo do tempo, tem se mantido, relaciona-se diretamente com a busca de um pensamento ordenado, seguindo a axiomas pré-estabelecidos, estruturada em demonstrações sólidas e revestidas de objetividade, além de muitos outros atributos, podendo estar centrada em aplicações prosaicas vinculadas ao cotidiano das pessoas ou, em outra direção, ligadas somente ao exercício intelectual de indivíduos, também conhecidos como matemáticos, sem preocupações com possíveis aplicações diretas, embora estas possam existir.

Independentemente das motivações que levem ao estudo da matemática, um denominador que parece ser comum é a da busca de soluções para problemas.

Matemática e estratégia

O termo estratégia pode estar vinculado a diversas ações que, uma vez planejadas, podem ser postas em prática, objetivando o alcance bem sucedido de metas pré-estabelecidas.

Em termos de matemática, quando se busca solucionar determinados problemas, obedecendo a uma estrutura bem definida, com processos lógicos e organizados segundo alicerces comprovados, tem-se um caminho para a análise de situações que, frequentemente, transcendem aos seus limites.

Quando se define um problema, procurando inicialmente compreendê-lo, se realiza um planejamento na tentativa de resolvê-lo, em seguida se executa o plano e se verifica os resultados obtidos. O que se está utilizando é parte integrante do que se conhece por método de Polya que, inclusive, tem similaridade com o método elaborado por René Descartes e que são inerentes a muitas ações desenvolvidas por quem se dedica habitualmente à Matemática.

Em gestão, não somente de negócios, bem como de projetos, se difunde que, em primeiro lugar, deve-se definir uma meta, propósito ou objetivo, em seguida procura-se estabelecer os obstáculos que podem impedir que o objetivo seja atingido planejando ações e, finalmente, parte-se para a aplicação dessas ações com a correspondente análise dos resultados.

Uma das percepções que verifica-se ao se estudar com método, conceitos e a lógica de solução de problemas em matemática, pode-se estar desenvolvendo estruturas intelectuais e estratégicas importantes e aplicáveis para a resolução de problemas envolvidos na gestão, tanto empresarial e familiar, como os vinculados aos mais diversos ramos da atividade humana.

Gestão matemática?

É possível implantar em entidades, com fim lucrativos ou não e até mesmo em relações de convívio familiar alguns dos caminhos desenvolvidos pelo pensamento matemático, adaptados para o exercício da gestão? Sim, é possível, desde que bem ajustadas a cada situação que se apresente utilizando-se, inicialmente, as ferramentas, técnicas, estratégias mais simples e, a partir do domínio destas e seu consequente aprimoramento, aperfeiçoamento e aprofundamento, utilizar com graus de sucesso variável em situações que exijam a tomada de decisões, em todas as suas etapas.

Ressalta-se que deve existir o compromisso de seu usuário em manejar de modo disciplinado e comprometido os caminhos matemáticos.

Quando assim se realiza, uma grata surpresa costuma apresentar-se para quem desfruta desses caminhos: o que era para ser apenas uma ferramenta costuma se transformar numa forma de pensar e, por que não, viver.

Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR
 
CFW Agência Digital