Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Faculdade Guairacá
História do panetone, por Elisandro José Maceno
História do panetone, por Elisandro José Maceno

Elisandro José Maceno
Graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade Guairacá
Graduado em Gastronomia pela Faculdade Guairacá
Especialista em Gastronomia pela Faculdade Guairacá

 

Uma especialidade consumida no Natal, o panetone é classificado como sendo massa doce, recheado tradicionalmente com uva passas e frutas cristalizadas e aromatizado com baunilha. Existem algumas variações como chocolate, amêndoas, nozes, cerejas, pistache, etc.

Em relação à sua origem, ainda é uma incógnita. Existem algumas lendas com descrição em comum: o panetone surgiu em Milão na Itália.

Conforme uma das lendas, esse produto foi criado por um padeiro chamado Toni que teria se apaixonada pela filha do patrão e produziu um pão doce para impressionar. Essa repercussão foi tão grande que os clientes encomendavam o “Pani de Toni”, que evoluiu para “panatton”, vocábulo milanês, e depois para “panetone”, em italiano.

Em outra versão, o panetone foi criado na corte de Ludovico, na véspera do Natal. Naquela época essa festividade era celebrada como um grandioso banquete. Em um dos Natais, a sobremesa que havia sido preparada acabou queimando. Um dos empregados da cozinha, Antônio, preparou uma massa com sobras dos insumos. Sem opção, resolveu servir essa massa como sobremesa, porém, não tinha nome. Foi tão apreciada pelos convidados que Ludovico resolveu chamar de “Pani de Toni”, dando origem ao nome.

Hoje em dia, essa iguaria é comercializada em unidades de 500 gramas.

 

Receita do panetone:
500g de farinha de trigo
200ml água
80g fermento biológico
100g açúcar
65g manteiga sem sal
10g melhorador de farinha
15g leite em pó
5g sal
1ml de rum
3gemas de ovos
3ml aroma de baunilha ou panetone
120g frutas cristalizadas
80g uva passas

 

Modo de preparo:

Dissolver o fermento com uma colher de sopa o açúcar e 80ml de água. Espere 10 minutos. Em um bowl, misture as frutas cristalizadas e a uva passa e acrescente o rum. Colocar todos os ingredientes secos em um recipiente, misturar. Adicionar os líquidos à receita e misture de leve. Junte o fermento dissolvido. Sovar a massa por 5 minutos e deixar descansar coberta com um plástico, assim sucessivamente até obter uma massa lisa. Misturar as frutas cristalizadas e a uva passa na massa até ficar uniforme. Dividir a massa em duas partes e colocar em formas de panetone. Deixar dobrar de volume. Levar ao forno por 30 minutos, temperatura de 160° graus.

Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR