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Educação 4.0, por Drielle Strugal
Educação 4.0, por Drielle Strugal

Drielle Strugal
Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade Guairacá
Especialista em Educação do Campo pelas Faculdades Integradas do Vale do Ivaí
MBA em Gestão do Conhecimento na Educação Superior pela Faculdade Guairacá
Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste

 

O termo educação 4.0 surgiu com a chegada da quarta revolução industrial e, na educação, passou a ser disseminado com a recente aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pautada no desenvolvimento de competências e habilidades que traz objetivos de consolidar, aprofundar e ampliar a formação integral dos alunos, para que possam progredir e prosperar como cidadãos engajados e participativos na sociedade. Dentre as dez competências propostas na BNCC, destaca-se o uso da tecnologia que, de fato, tornou-se uma ferramenta indispensável no processo de ensino e aprendizagem.

Junto a este novo modelo educacional, surgem inúmeros desafios como a internet, por exemplo, que permite ao estudante ter acesso a múltiplas informações a qualquer momento. Essa acessibilidade tecnológica reflete no modo de atuação das instituições de ensino. Saber utilizar a tecnologia de modo crítico, reflexivo e principalmente ético, sugere que a mediação pedagógica assuma um novo enfoque no qual o professor passa a ser orientador e incentivador da construção do conhecimento.

Promover a autonomia do aluno para a participação ativa na construção do aprendizado vai muito além do que somente conhecer para ter consciência de algo. Expandir conhecimento, perceber o ambiente e o mundo como um ser pertencente a ele, são condições necessárias para despertar a consciência crítica do conjunto de relações, que condicionam certas práticas culturais, contribuindo para a superação da realização humana e isto se vincula ao processo educativo em contextos específicos.

Diante deste atual cenário educacional, o que se espera é formar e preparar os cidadãos para que equacionem o desenvolvimento humano para a resolução de problemas, o que contribui para a compreensão das múltiplas faces sociais que permeiam o mundo e o conhecimento das relações sociais, além de capacitá-los para atuar como agentes de transformação.

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