Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Faculdade Guairacá
Ecossistemas de inovação, por Elem Lustosa
Ecossistemas de inovação, por Elem Lustosa

Elem Lustosa
Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste
Especialista em Educação do Campo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste
Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste
Especialista em Educação Especial pelas Faculdades Integradas do Vale do Ivaí
MBA em Gestão do Conhecimento na Educação Superior pela Faculdade Guairacá
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste

 

O conceito “ecossistema de inovação” vai muito além dos espaços empresariais. Um ecossistema inovador é uma espécie de cultura que se desenvolve em uma determinada região. Os ecossistemas crescem em ambientes colaborativos, ou seja, em ambientes que compartilham ideias, sem uma política de competitividade econômica incisiva, mas de desenvolvimento de pessoas e organizações.

Quando falamos de ambientes, estamos falando de cidades, daí a importância do desenvolvimento regional para melhorar também a qualidade de vida da população, de maneira que os jovens tenham maior desejo em praticar sua criatividade. É muito mais fácil trabalhar em ambientes que sejam propícios para o desenvolvimento de uma sociedade melhor, além de possibilitar a permanência em seus próprios espaços.

Espaços de inovação são caracterizados como ambientes que transformam conhecimento em ações. Daí a importância de eventos, lugares compartilhados como o modelo de coworking, a interação de instituições de ensino superior com a comunidade, prefeitura e organizações.

O desenvolvimento de uma região favorece a perspectiva de vida das pessoas, no sentido de manter uma cultura de ajuda mútua e práticas colaborativas. Até mesmo um café pode ser considerado como um espaço de partilha, um lugar ponto de encontro para uma conversa e desenvolvimento de novas iniciativas.

Por isso, a importância em se pensar em espaços espontâneos para que as pessoas se ajudem mutuamente. É assim que um ecossistema integra pessoas e sociedade.

Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR