Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Faculdade Guairacá
Dente de leite faz canal? por Aluhê Lopes Fatturi
Dente de leite faz canal? por Aluhê Lopes Fatturi

Aluhê Lopes Fatturi
Especialista em Odontopediatria pela Universidade Federal do Paraná
Mestre em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná
Doutoranda em Odontopediatria pela Universidade Federal do Paraná

 

Apesar do curto período de tempo que os dentes de leite permanecem em boca, estes são essenciais para a função mastigatória, correta oclusão, fonação, estética e, sobretudo, para a manutenção do espaço adequado para a futura dentição permanente, sendo então de extrema importância a manutenção dos dentes de leite em boca de forma saudável pelo maior tempo possível.

Infelizmente, apesar dos avanços na área da prevenção, a doença cárie ainda está bastante presente e pode rapidamente agravar a ponto de comprometer a polpa (canal). Faz o canal do dente de leite, mesmo se ele vai cair? Faz sim, mesmo que o dente de leite vá cair, enquanto a raiz estiver inteira não só pode como deve, principalmente em casos de infecções locais.

O termo técnico utilizado é “tratamento endodôntico”, aonde se realiza remoção da polpa (“nervo”) que fica dentro do canal, e então ele é preenchido com uma pasta medicamentosa que é capaz de tratar a infecção e também reabsorver (“sumir”) junto com a raiz do dente de leite à medida que o dente permanente vai nascendo.

Pais, fiquem atentos quando: aparecerem manchas nos dentes, tanto escuras quanto claras, e a criança se queixar de dor nos dentes. Além disso, façam sempre visitas periódicas ao dentista. O intuito das visitas periódicas ao consultório odontológico é evitar o aparecimento e o agravamento dessas lesões de cárie, contribuindo, assim, de forma direta para a saúde bucal e indireta para todo o bem-estar geral dos nossos pequenos.

Pensando nisso, os atendimentos odontológicos voltados ao público infantil (crianças de 0 a 15 anos) são realizados semanalmente nas Clínicas Integradas Guairacá, visando além do tratamento curativo das lesões, as ações de prevenção e promoção de saúde bucal.

Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR