Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Faculdade Guairacá
A saúde financeira, como vai? por Marcia Cristiane Gruba
A saúde financeira, como vai? por Marcia Cristiane Gruba

Marcia Cristiane Gruba
Graduada em Matemática e Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste
Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste
Doutoranda em Administração pela Universidade Positivo

 

A gestão financeira é considerada importante para a sustentabilidade do negócio, pois compreende um conjunto de atividades relacionadas à gestão dos recursos movimentados pela empresa, bem como, dos direitos e obrigações decorrentes das transações realizadas a créditos. Essa função é responsável pela obtenção dos recursos necessários e formulação de uma estratégia voltada para a otimização do uso desses fundos. Além disso, contribui para a análise de indicadores econômicos, de informações e na obtenção de dados consistentes para avaliar o seu negócio.

Encontrada em qualquer tipo de empresa, a função financeira tem um papel importante no desenvolvimento de todas as atividades operacionais. Trata-se do conjunto de recursos disponíveis circulantes, isto é, o dinheiro que será utilizado nas transações e negócios que podem ser realizados com pessoas, empresas ou governos.

Para isso, é necessário realizar a gestão das finanças. O gestor que possui uma área financeira organizada terá mais facilidade na tomada de decisões em momentos de incerteza econômica, pois, uma gestão financeira organizada permite ao gestor conhecer a atual situação da sua empresa.

As análises permitem observar o volume de vendas no mês, reposição do estoque, o lucro obtido no período. Também é possível verificar se estão sendo alocados recursos de maneira correta.

Um passo inicial para a gestão financeira ocorre pelo lançamento exato de todas as despesas, receitas, estoques e caixa. Também é preciso inserir os gastos como água, luz, telefone, aluguel, retiradas mensais, serviços contábeis, etc. Um ponto importante é separar os gastos pessoas dos gastos da empresa. Para auxiliar no controle, existem ferramentas como o fluxo de caixa, controle de contas a pagar e a receber e o controle de estoque. São elementos que permitem ao gestor realizar inferências dos comportamentos e ações futuras, assim, manter os ganhos da empresa e honrar os compromissos assumidos.

As informações financeiras contribuem para a segurança no momento de tomadas de decisões, uma vez que o gestor financeiro precisa de uma visão holística da empresa e de seu relacionamento com o ambiente externo, pois o mundo empresarial é complexo. A visão holística permite ao gestor detectar oportunidades e ameaças, pontos fortes e pontos a serem melhorados, o que auxilia no momento de mudanças. Com a gestão financeira é possível planejar as próximas ações da empresa.

Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR