Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Twitter Faculdade Guairacá
Linkedin UniGuairacá
Faculdade Guairacá
A importância das práticas corporais em tempos de isolamento, por Ilma Honorato
A importância das práticas corporais em tempos de isolamento, por Ilma Honorato

Ilma Célia Ribeiro Honorato
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Especialista em Interdisciplinaridade pela Faculdade Espírita de Curitiba
Especialista em Jogos Cooperativos pelo Centro Universitário Monte Serrat
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

 

Vivemos em tempos de cuidados, em que o melhor resultado se dá em forma de isolamento social. E durante este período as pessoas estão sendo obrigadas a desacelerar de um ritmo de vida desenfreado, típico da sociedade capitalista.

Junto com essa parada obrigatória, começamos a repensar na inserção no nosso dia a dia da arte, da cultura e da saúde com a adoção de um estilo de vida saudável, antes considerados secundários diante da necessidade de somente produzirmos.

Compreendemos que saúde vai além da ausência de doenças e de um corpo “sarado” proposto pelos atuais conceitos de beleza. Dessa forma, tornou-se fundamental as práticas corporais, que entendemos como as mais diferenciadas formas de movimentar o corpo.

Com a orientação da Organização Mundial da Saúde que se possível não saia de casa, tornou-se fundamental adotar uma rotina saudável, visto que uma vida sedentária acarreta vários malefícios à saúde e que um corpo com imunidade elevada reduz consideravelmente a possibilidade de uma infecção viral.

Isto posto, as práticas corporais se tornam agente propulsor da saúde e do bem estar. A ideia é que as pessoas se movimentem, seja por meio de um alongamento, exercícios respiratórios, exercícios funcionais, exercícios com peso, dança, pular corda ou até mesmo brincar de amarelinha com os filhos.

Este estilo de vida é comprovadamente benéfico para circulação sanguínea, diminui o estresse, regula as substâncias essenciais ao organismo e melhora o funcionamento das atividades cerebrais.

Aproveitamos este momento em que tivemos que sair da nossa zona de conforto organizando uma nova rotina, para mudar nosso estilo de vida. Isso vale para buscarmos sentido em tudo que fazemos, no que pensamos e consumimos, e  também, ressignificar a maneira como cuidamos da nossa casa denominada corpo.

Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR
 
CFW Agência Digital