Webmail
Atendimento: (42) 3622-2000
Facebook Faculdade Guairacá
Instagram Faculdade Guairacá
Youtube Faculdade Guairacá
Faculdade Guairacá
Guairacá oferece oportunidade para estudantes por meio do programa Jovem Aprendiz
Guairacá oferece oportunidade para estudantes por meio do programa Jovem Aprendiz
Imprimir
08/02/2019

Conseguir o primeiro emprego não é tarefa fácil. Em um mercado de trabalho competitivo e que preza pela qualificação, jovens sem experiência podem encontrar ainda mais dificuldades.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018 revelam que os jovens entre 18 e 24 anos correspondem a 32% da taxa de desemprego do país. Em números, essa porcentagem chega a 4,1 milhões de jovens em busca de emprego. Essas estatísticas mostram a relevância de iniciativas como a do Programa Jovem Aprendiz, que fornece cursos de qualificação e oportunidades de trabalho para a população de 14 a 24 anos. O programa é um projeto criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) e visa proporcionar a entrada de jovens inexperientes ao mercado de trabalho. Como requisito obrigatório, todos os participantes devem estar vinculados a uma instituição de ensino, sendo priorizados os estudantes em situação de vulnerabilidade social.

Desde setembro de 2018 a Faculdade Guairacá é uma das instituições de Guarapuava que selecionam jovens aprendizes através do programa, possibilitando, assim, o crescimento profissional e pessoal deles. O assunto foi abordado em reportagem da RPC na última quarta-feira, 06. A jovem aprendiz Bruna de Souza foi uma das selecionadas  e atualmente trabalha como recepcionista na Guairacá. Para ela, a oportunidade tem sido uma grande experiência. “Cada dia aqui é um novo aprendizado para mim”, contou em reportagem.

Além do vínculo empregatício, todo jovem aprendiz tem acesso a cursos de capacitação profissional, fornecidos pelo Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE), órgão responsável pelo programa. O estudante de Educação Física Renan Eduardo Maito falou com entusiasmo sobre a experiência que está tendo, nos cursos proporcionados pelo programa e trabalhando na instituição. Adenildo Bahls, jovem aprendiz também selecionado pela Guairacá, já terminou o curso técnico em Informática, mas encontrou nos cursos de capacitação o complemento necessário para sua formação. “Como jovem aprendiz você tem uma qualificação a mais, um currículo melhor, além de já ter direito a carteira assinada, Fundo de Garantia e tudo mais”.  Por enquanto, Adenildo ainda participa dos cursos semanais do Jovem Aprendiz, mas a experiência já garantiu ao jovem um emprego. “Abriram muitas portas para mim. Logo passarei de jovem aprendiz para empregado”.

 

Clique aqui e confira a reportagem feita pela RPC.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Cadastrar  
Notificar
Rua XV de Novembro, 7050 - Centro | 85010-000 | Guarapuava-PR